Na última semana de abril o Brasil viu a sua média de óbitos por Covid-19 voltar a crescer. Na sexta-feira (29), o boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) registrou 185 mortes em decorrência da doença.
O país passou por um grande período de baixas na média móvel diário de mortes, mas na última semana chegou a 125 casos fatais. Este número representa um aumento de 31% quando comparado com a sexta-feira (22), quando a média diária de mortes foi de 93.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ressaltou que o Brasil se encontra em um bom cenário em relação a Covid-19, mas aponta que a pandemia ainda não acabou. ‘Mantido o atual padrão, espera-se para as próximas semanas a tendência de redução também dos indicadores que mais preocupam a população e os serviços de saúde: a mortalidade e internação em UTI por Covid-19, disse em seu boletim do Observatório de Covid-19 da última sexta-feira.
Recentemente, dados da Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma) apontam que a taxa de testes positivos para Covid-19 realizados em farmácia voltou a subir em abril no estado de São Paulo.
Na última semana de março, 5% dos testes rápidos realizados em farmácias deram resultado positivo para Covid-19. Já na primeira semana de abril, 7% dos testes deram diagnóstico positivo, na segunda semana de abril a taxa já ultrapassava 8%.
Os exames realizados em laboratórios também apresentaram um aumento significativo. Os índices passaram de 9% entre o dia 17 e 23 de abril, para mais de 13% na última semana de abril.
Fonte: Olhar Digital
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/brasil-registra-245-obitos-em-24-h-e-soma-mais-de-663-mil-mortes-por-covid-19/