O Laboratório Cristália está em processo de aquisição da marca Convivance, que marcará uma expansão no mercado de vasoprotetores e diversificação no portfólio de produtos. O medicamento, descontinuado há dois anos pela Sanofi, é composto por diosmina e hesperidina, substâncias utilizadas no tratamento de condições como a insuficiência venosa crônica. As informações são do O Globo e da Web Advocay.
Além dessa nova aquisição, o laboratório já havia entrado recentemente no mercado de anticoncepcionais, ao adquirir os medicamentos Diva e Diva 20, que eram fabricados pela Exeltis, uma subsidiária do grupo espanhol Insud. Essa estratégia de ampliação do portfólio é uma resposta às demandas do mercado e busca fortalecer a posição do Cristália em diferentes áreas terapêuticas.
Aquisição no mercado de vasoprotetores teve avaliação do CADE
A alienação do medicamento Convivance da Sanofi para o Cristália ocorreu por meio do ato de concentração nº 08700.008647/2024-80 recentemente submetido à avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
A farmacêutica já atua no mercado de vasoprotetores sistêmicos com o medicamento Dhiva, por meio da empresa Supera Farma, que é uma joint venture criada pelos laboratórios Cristália e Eurofarma em 2011.
Apesar da sobreposição horizontal existente, as companhias alegam que a operação resultará em concentração mínima de mercado, uma vez que as vendas do medicamento alvo foram apenas residuais em 2023, em razão do medicamento Convivance ter sido descontinuado pelo grupo francês.
Fundado há 52 anos, o Laboratório Cristália conta com 10 plantas produtivas, sendo pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final. Possui 129 patentes em nível mundial e sete Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs).