Deparar-se com custos inesperados no ato das compras online é um dos momentos mais desestimulantes para os consumidores, segundo pesquisa divulgada pelo Baymard Institute. De acordo com o estudo, quase metade (48%) dos clientes abandona os carrinhos virtuais ao se dar conta de cobranças não previstas.
Em uma tentativa de minimizar essas ocorrências, empresas do varejo vêm apostando na maior transparência em relação a todos os custos da operação. Outras estratégias incluem o envio de ofertas e mensagens de lembrança para quem abre mão de efetuar a compra.
O que são custos inesperados e o que fazer para minimizar?
Taxas inesperadas como frete, pedido mínimo e cobranças extras geralmente surpreendem os clientes no check-out, levando à frustração. “Custos ocultos não apenas incomodam os clientes, mas também destroem a confiança e a lealdade, fazendo-os comprar em outro lugar”, avalia Alberto Filho, CEO da Poli.
A confiança é a pedra angular da fidelidade do cliente. Ser direto sobre todos os custos não só promove a confiança, mas também previne surpresas desagradáveis que podem prejudicar a reputação da marca.
Simplifique a experiência de check-out
Um processo de check-out transparente tem mais probabilidade de converter. Garanta que seus clientes tenham uma visão clara de todas as possíveis despesas desde o início de sua jornada de compras
Ofereça várias opções de envio
Clientes diferentes têm prioridades diferentes. Alguns podem preferir entrega mais rápida em vez de custo, enquanto outros são mais adeptos do envio econômico. Disponibilizar alternativas variadas ajuda a reduzir o abandono de carrinho
Destaque o valor acima do preço
Comunique o valor que seus produtos proporcionam. Às vezes, a percepção de fechar um bom negócio ou ter acesso a um bem ou serviço de qualidade superior pode compensar preocupações sobre custos extras
Revise regularmente as estratégias de preços
Mantenha-se competitivo e amigável ao cliente, revisando periodicamente suas estruturas de preços e taxas de envio. Compare-as com os padrões da concorrência e as expectativas do cliente
Utilize a psicologia da precificação
Entender o impacto psicológico da precificação pode ajudar a estruturar custos de uma forma que pareça mais palatável para os clientes. Por exemplo, agrupar produtos pode fazer com que gastos extras pareçam mais justificados e aceitáveis