A análise de dados comportamentais no varejo é essencial, pois possibilita que as empresas entendam mais profundamente os desejos e as necessidades de seu público. Esse estudo permite que as companhias superem interações e transações superficiais e personalizem sua oferta em busca de uma estratégia mais assertiva. As informações são do portal E-commerce Brasil.
Ao perceber que clientes abandonam um carrinho de compras antes da confirmação, as varejistas podem, por exemplo, enviar um cupom de desconto específico para incentivar a finalização dessas transações. Um relatório da McKinsey revela que lojas que adotam ações diferenciadas apresentam um crescimento de até 40% em sua receita.
IAs auxiliam na análise de dados comportamentais no varejo
As inteligências artificiais (IAs) são parte integral desse processo. Essas ferramentas são utilizadas para otimização de etapas, simplificação e até tradução de estatísticas, condensando páginas e páginas de dados brutos em recomendações e ideias.
Além disso, as IAs também podem ser usadas como meio de humanização do contato entre consumidor e varejo. Práticas como o envio de e-mails e respostas diferenciadas, a segmentação de públicos e a disponibilização de ofertas no momento mais oportuno são fundamentais para uma maior aproximação e fidelização do cliente