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Decisão da MSD gera embate com planos de saúde

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MSD
Foto: Divulgação

A MSD entrou em contato com profissionais da saúde para indicar um canal 0800 com orientações para conseguir tratamentos fora da cobertura de convênios, o que gerou uma reação enfática de entidades do setor. As informações são da Folha de S. Paulo.

Segundo profissionais consultados pela reportagem em anonimato, o telefone disponibilizado pela farmacêutica fornece todo o embasamento para garantir os tratamentos não cobertos pelos planos de saúde por meio da Justiça.

Na comunicação, feita por e-mail, havia o pedido de sigilo, mas mesmo assim a ação virou notícia. Nesse documento, a MSD fala sobre as mudanças na legislação e explica o funcionamento para receber tratamentos fora do rol de cobertura do SUS.

Procurado, o laboratório afirmou que não comentaria o conteúdo do e-mail. Mas, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que essas interações com os médicos seguem as normas impostas pela Interfarma e Anvisa.

Entidades repudiaram ação da MSD

Por meio de uma nota, entidades do setor de saúde suplementar repudiaram a atitude da MSD. Na visão dessas associações, a farmacêutica está incentivando uma “judicialização antiética”.

“O Brasil tem hoje um dos processos regulatórios de incorporação e cobertura de novos medicamentos, procedimentos e tratamentos de saúde pelos planos e seguros privados mais rápidos e abrangentes do mundo. Nesse contexto, é absolutamente irresponsável o comportamento da empresa referida ao objetivar aumentar os seus lucros por meio de judicialização antiética, expondo a coletividade dos beneficiários”, diz o documento.

Assinam a nota de repúdio:

  • Abramge
  • Abramed
  • Anahp
  • CMB
  • CNSaúde
  • FBH
  • FenaSaúde
  • Unidas
  • Unimed

Novo posicionamento da MSD

Após a publicação da matéria, a MSD divulgou um novo posicionamento, que pode ser lido na íntegra abaixo:

“Com relação à matéria publicada ontem e anteontem (15 e 16/08) no jornal Folha de S. Paulo nas versões impressa e online, a MSD esclarece veementemente que não oferece consultoria para obtenção de remédios e tratamentos.

A MSD também afirma que não possui 0800 que dê assessoria para o acesso de medicamentos. A MSD reforça que todas as interações com a classe médica são regulamentadas pelo código de conduta da Interfarma e pelas normas da Anvisa e que não compactua com quaisquer interações que fujam destas regras.

A MSD está apurando os fatos que levaram à publicação dessa matéria e se ficar indentificado que houve qualquer desvio, a empresa vai tomar todas as medidas cabíveis”.

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