Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Entendendo a demência: sinais, diagnóstico, tratamento e prevenção

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

demência

Demência é um termo usado para descrever um grupo bastante heterogêneo de doenças que causa incapacidade progressiva em áreas cognitivas como memória, capacidade de raciocinar, falar e realizar tarefas.

Como indicado, esse grupo não é uma doença única, mas um termo geral que descreve diversos distúrbios mentais e lesões cerebrais, como Alzheimer, Parkinson, Creutzfeld-Jacob e Demência Frontotemporal, entre outras.

Neste artigo, abordaremos os sinais, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças pertencentes a esse grupo.

Sinais de Demência

Os sinais iniciais dessas síndromes incluem problemas de memória, como esquecer os nomes de pessoas ou de objetos; confusão, como perder a orientação de onde se está; dificuldade em se concentrar; alteração do humor e/ou comportamento; problemas para realizar tarefas simples e mudanças no padrão de sono.

Além disso, é comum o enfraquecimento das habilidades de comunicação, de leitura e escrita, dificuldade em raciocinar, entre outros.

Diagnóstico

O diagnóstico de demência é feito com exames para medir a capacidade cognitiva, sinais e sintomas. O médico vai querer realizar exames de imagem e/ou testes de sangue para descartar outras possíveis causas que podem ser confundidas com esse grupo de doenças, como o aumento da pressão arterial, a anemia ou outras condições médicas.

Além disso, o profissional da saúde irá realizar um exame neurológico completo e avaliar os sintomas em relação às experiências pessoais, história clínica, estilo de vida e hábitos.

Tratamento

Embora o tratamento da demência varie dependendo do tipo e da gravidade do quadro, o objetivo geral é ajudar a pessoa a manter a independência e a qualidade de vida.

O tratamento geralmente inclui medicamentos para aliviar os sintomas, terapia comportamental e/ou ocupacional para ajudar a pessoa a adquirir novas habilidades, além de suporte para os cuidadores.

Algumas medicações, em combinação com exercícios adequados e uma dieta equilibrada, podem ajudar a gerenciar os sintomas e a prevenir a progressão da doença.

Prevenção

A prevenção é fundamental para manter a saúde mental e a qualidade de vida.

Algumas dicas para prevenir esse grupo de síndromes incluem: realizar atividades mentais regularmente para manter a cognição ativa; praticar exercícios físicos; manter uma dieta saudável; controlar os níveis de pressão sanguínea e reduzir o estresse; socializar com outras pessoas; e quando necessário, buscar ajuda profissional.

Conclusão 

A demência é o termo usado para um grupo de distúrbios mentais e lesões cerebrais que afetam a capacidade cognitiva, a memória, a comunicação e a capacidade de realizar tarefas.

O diagnóstico é feito através de exames clínicos e testes laboratoriais. O tratamento envolve medicamentos, terapia comportamental e/ou ocupacional, além de suporte para os cuidadores.

Por fim, é possível prevenir essas doenças seguindo algumas dicas como manter a cognição ativa, praticar exercícios físicos, alimentar-se adequadamente, controlar a pressão arterial e reduzir o estresse.

Além disso, buscar ajuda profissional quando necessário, é sempre recomendado. Se você sentir que tem sintomas compatíveis com essas síndromes, procure seu médico imediatamente.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress