Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Dengue: causas e tratamento

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Dengue

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que se tornou uma das principais preocupações de saúde pública no mundo atual. Seus sintomas são similares aos da gripe e podem variar de leves a graves, por isso é importante consultar um médico se apresentar alguns dos sinais da doença.

A prevenção da dengue é fundamental para reduzir o risco de infecção. A melhor maneira é evitando o contato com o mosquito transmissor. Para isso, utilize repelente, lave e limpe periodicamente áreas com água parada, utilize telas em janelas e portas e use roupas que cubra boa parte do corpo em locais propícios para focos dos mosquitos.

Modo de transmissão da dengue

O mosquito Aedes aegypti se alimenta do sangue e costumam ser atraídos por locais úmidos e abrigados da luz solar. Por isso é importante que seja feita uma limpeza frequente nas áreas de água parada para evitar que os mosquitos consigam se multiplicar e gerar infestações.

Cuidados

É importante ficar em observação caso os sintomas da dengue persistam por mais de três dias, pois a infecção pode se agravar. Além dos cuidados com a prevenção, é importante que seja feita uma alimentação saudável e equilibrada para ter o organismo forte para combater o vírus da dengue.

É recomendável beber muito líquido para evitar a desidratação e que os sintomas piorem. Além disso, é importante não tomar medicamentos por conta própria, pois o uso incorreto pode piorar os sintomas.

Diagnóstico

O diagnóstico geralmente é feito com base nos sintomas, mas alguns testes de laboratório podem ser feitos para confirmar a doença. O médico prescreverá os medicamentos corretos para o tratamento da dengue, que geralmente são analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e ajudar no processo de recuperação.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!