Descubra para que serve o colágeno tipo 2 e a diferença para o tipo 1

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Colágeno tipo 2, colágeno

Responsável pela elasticidade, estrutura e firmeza da pele, o colágeno é uma das proteínas queridinhas nas redes sociais. Outros benefícios dizem respeito à integridade de articulações, ligamentos, músculos e tendões.

Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos, como nas carnes e na gelatina, mas você também pode escolher a suplementação. Nas farmácias, você encontrará versões em cápsulas e sachê. Cremes hidratantes também podem contar com o ingrediente em sua composição.

Descrever o colágeno como uma proteína é impreciso, uma vez que o nutriente é composto por um grupo de proteínas específicas, que varia de acordo com a área e a ação no corpo. De maneira geral, você pode dividir esse grupo de proteínas em tipos: sendo o colágeno tipo 1 e o colágeno tipo 2 os mais famosos.

Tipo 1 é melhor absorvido no intestino

Extraído da cartilagem e ossos de animais, como os bois e porcos, o colágeno tipo 1 também é conhecido como colágeno hidrolisado. Ele é resultado da quebra de moléculas de proteína em partículas menores.

Uma de suas principais vantagens é a absorção mais simples no corpo humano, muito em parte devido ao fato de ser mais comum em nosso organismo. Dentre seus benefícios estão:

  • Articulações mais fortes
  • Auxílio na cicatrização
  • Cabelos e unhas mais resistentes
  • Opção de tratamento para a osteoartrite
  • Pele mais firme

Usualmente, a suplementação desse grupo de proteínas se dá na apresentação de sachê, em uma dose de dez gramas por dia. O ideal é tomá-la com as refeições e associada à vitamina C, que potencializa os benefícios.

Para fazer esse combo de milhões, você pode misturar o colágeno tipo 1 em sucos como o de laranja ou limão. A dupla é tão potente, que existem suplementos que já oferecem a combinação.

Se você não deseja partir para a suplementação, pode aumentar a presença de carnes (tanto brancas, quanto vermelhas) em sua dieta e adotar a gelatina na sobremesa.

Usos como o tratamento da osteoartrite devem ser acompanhados de perto por um profissional da saúde.

Colágeno tipo 2 é usado no tratamento de doenças e lesões

Presente majoritariamente nas cartilagens, o colágeno tipo 2 também é conhecido como não desnaturado. Com apresentação e propriedades diferentes do tipo 1, seu processo de produção também é distinto.

No varejo farmacêutico, você encontrará essa variação sozinha, ou associada com outros tipos da proteína, como o 3 e o 4. O tipo 2 é utilizado no tratamento de doenças como:

  • Artrite reumatoide
  • Doenças autoimunes que afetam as articulações
  • Inflamações articulares
  • Lesões nas cartilagens

No geral, essas doenças entendem o composto naturalmente presente nas cartilagens como um inimigo e o sistema imune produz enzimas para destruí-lo. Daí surgem os sintomas.

Vem daí também a necessidade suplementação. Repondo esse grupo de proteínas, o incômodo é aliviado. Vale o destaque também, que elas têm ação anti-inflamatória.

O momento ideal para a suplementação é em jejum. Diferente do tipo 1, a dose é menor, aproximadamente 40 mg em uma única vez, e a apresentação mais comum é em cápsulas.

Fonte:Redação Panorama Farmacêutico 

Notícias Relacionadas