O dia 14 de novembro é conhecido como o Dia Mundial do Diabetes. A data foi instituída para fomentar a conscientização sobre a doença e a importância de se prevenir o quadro. Neste ano, as farmacêuticas decidiram se engajar no tema.
De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, existem mais de 537 milhões de adultos com a patologia em todo mundo. No Brasil, são mais de 20 milhões de casos entre pessoas com idades de 20 a 79 anos.
Companhias como a Novo Nordisk, a Merck e a MedLevensohn anunciaram ações para o dia. Iniciativas envolvem exames gratuitos e itinerantes, além de campanhas de conscientização.
Como a indústria vai apoiar o Dia Mundial do Diabetes?
Novo Nordisk oferece exames gratuitos
Em Montes Claros (MG), a Novo Nordisk realizará a ação Mudando o Diabetes. Na campanha, uma carreta oferecerá gratuitamente, entre 14 de novembro e 14 de dezembro, testes de glicemia, aferição de pressão, pesagem, medição da circunferência abdominal e minipalestras sobre diabetes e obesidade.
A iniciativa irá rodar a cidade e passará por locais de grande movimentação. A expectativa é de que sejam realizados cerca de 12 mil atendimentos ao longo do mês.
“A carreta da saúde busca conscientizar a população sobre o tema e também contribuir para o diagnóstico precoce do diabetes”, afirma o vice-presidente corporativo da fábrica, Reinaldo Costa.
Merck lança campanha de conscientização
A Merck lançou a campanha Quem procura, se cuida, que levou conscientização sobre o pré-diabetes e o diabetes tipo 2 para a população de São Paulo (SP). A ação de lançamento aconteceu no Viaduto do Chá, um dos pontos turísticos da cidade.
Por meio da irreverência do formato de “câmera escondida”, a farmacêutica convidou populares para uma “leitura de cartas”. O objetivo foi gerar a reflexão sobre a saúde e destacar a importância do acompanhamento médico.
“Buscamos com a campanha ir além da informação, criando uma experiência emocional que de fato incentive as pessoas a refletirem sobre seu futuro, buscarem um médico e cuidarem preventivamente da saúde”, comenta a diretora da área médica, Maria Augusta Bernardini.
MedLevensohn leva testagem gratuita para a capital paulista
A MedLevensohn, por sua vez, resolveu apoiar a segunda fase da 27ª edição da Campanha Nacional Gratuita em Diabetes de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação, realizada pela Associação Nacional em Atenção ao Diabetes (Anad). A ação é realizada na Avenida Paulista, outro cartão postal de São Paulo.
A empresa disponibiliza seu MedMóvel, uma van estruturada para a realização dos exames, e conta com a presença de uma equipe de profissionais de saúde para realizar os testes. Após a testagem, todas as pessoas que obtiverem resultados suspeitos serão orientadas pelos profissionais da Anad.