Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pesquisa dará origem à vacina inédita contra malária vivax

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

vacina
Foto: Frank Néry ( Secom – Governo de Rondônia)

O Centro de Pesquisa em Medicina Tropical – Cepem, localizado em Rondônia, está sendo utilizado como ponto de apoio para uma das principais etapas de desenvolvimento de pesquisas para a criação da primeira vacina contra a malária vivax. Trata-se da forma mais predominante da doença no Brasil e nas Américas.

A vacina desenvolvida a partir de amostras de Rondônia será um feito inédito no mundo e de grande impacto nas Américas. No mundo há somente uma única vacina contra malária, que aprovada no ano passado, mas que possui restrições. A eficácia é só de 30% em crianças de até um ano e meio, e combate a malária do tipo falciparum, mais presente na África, onde há registro de muitas mortes de crianças por este tipo de doença.

A pesquisadora de Harvard e da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Minas Gerais, a imunologista Caroline Junqueira, trabalha há 15 anos com amostras de pacientes de Rondônia, na qual considera ser um centro muito importante para o estudo de doenças infecciosas.

Na capital Porto Velho, os estudos se concentram em entender a resposta imunológica em relação à malária, por meio da observação das amostras dos pacientes. Em suas pesquisas, Caroline fez uma descoberta inédita das moléculas dos parasitas reconhecidos pelo sistema imune. A partir daí ela deu início ao emprego dessas moléculas para criação da vacina. A pesquisadora estima que em cinco anos o imunizante começará ser testado em humanos.

Vacina contra a Covid-19

“É algo complexo, que precisa de aprovação, mas aprendemos com a experiência da vacina da covid-19’’, acrescenta. O estudo do comportamento dos parasitas é feito em Rondônia e a vacina é desenvolvida no laboratório da Fiocruz, em Minas Gerais.

Essa não será a primeira vez que a pesquisadora participa da criação de uma vacina. Ela já tem expertise de ter integrado a equipe que criou a primeira vacina brasileira no combate à covid-19, desenvolvida pelo CT Vacinas, em Minas Gerais. ‘‘Temos agora a primeira vacina 100% nacional contra a Covid-19, que está em testes clínicos”, finaliza.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress