O segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC) movimentou R$ 26,8 bilhões no varejo farmacêutico brasileiro ao longo de 2020, de acordo com a Close-Up International. Mas somente dez fabricantes concentram 39% desse montante.
Top 10 do mercado de HPC no Brasil
Top 10 do mercado de HPC no Brasil
Liderança ameaçada
Com faturamento de R$ 1,6 bilhão no canal farma, a Johnson & Johnson manteve a liderança no setor, mas foi a única do ranking a registrar estagnação, com alta de apenas 0,1%. Enquanto isso, a P&G cresceu 10,7% e chegou a R$ 1,5 bilhão de receita. Essa distância reduzida pode ter relação com a queda na demanda por dermocosméticos como NeoStrata e Neutrogena.
A Unilever teve incremento de 5,5% e sustentou a terceira colocação, com R$ 1,4 bilhão. Mas na mesma faixa de faturamento já está a Nestlé, que registrou o segundo maior avanço percentual em vendas – 19,9%. A linha de suplementos para o público infantil, que inclui NAN e Ninho, ajuda a explicar o resultado.
Mas foi a L’Oréal a indústria que mais acelerou nas vendas, com evolução de 24,8%. A plataforma de e-commerce da marca cresceu 175% nos três primeiros trimestres do ano e as transações online já representam 10% da receita total.
Com alta de 15,3%, a Colgate-Palmolive também se destacou e o varejo farmacêutico brasileiro foi considerado determinante para esse indicador. O país é o principal mercado da companhia na América Latina, que representa 20% do volume de negócios global.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/01/21/walgreens-caminha-para-se-tornar-um-hub-de-inovacao-e-saude/