Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

DF ganha unidade especializada em diabetes, obesidade e hipertensão

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Equipe atenderá pacientes encaminhados pela Atenção Primária.

Moradores do Plano Piloto, Cruzeiro, Lago Norte, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Park Way e Lago Sul têm, desde o início desse mês, uma unidade destinada ao tratamento de doenças crônicas. Trata-se do Centro de Atendimento Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão, situado na 208 Norte.

A estrutura funcionará pela manhã, das 7h às 12h, e à tarde, das 13h às 18h. O local tem 12 médicos das especialidades de endocrinologia adulta e pediátrica e nefrologia; seis enfermeiros; três nutricionistas; dois psicólogos; dois técnicos de enfermagem; um farmacêutico e um fisioterapeuta, destaca Eliziane.

A nova unidade foi instalada no espaço físico antes ocupado pelo Centro de Saúde 12, que prestava serviços da atenção primária. Agora, a equipe que atua no local permanecerá acolhendo a população durante o período de transição. Também irá orientar as pessoas a recorrerem às outras unidades básicas de saúde da localidade, na 114/115 Norte e na 905 Norte, em busca dos serviços que eram oferecidos no Centro de Saúde 12.

Gerente do Centro Especializado, Eliziane Leite explica que, ao término do processo, a estrutura oferecerá apenas tratamento para portadores de diabetes, obesidade e hipertensão – doenças consideradas crônicas e sem cura. “Esse atendimento diferenciado integra a Linha de Cuidados para o Manejo de Sobrepeso e Obesidade da rede, pois pessoas com essas doenças necessitam de assistência com equipe multiprofissional por terem demandas muito específicas”, explica a endocrinologista.

A gestora esclarece que a unidade qualifica o tratamento ofertado à população que possui esses problemas de saúde, além de gerar indicadores para o aumento da qualidade de vida daqueles que convivem com as complicações decorrentes da doença.

Atendimento

As pessoas assistidas pela unidade são encaminhadas por meio da Atenção Primária a partir de critérios de classificação de risco. De acordo com Eliziane, o local será ponto de referência no tratamento de aproximadamente 22 mil usuários que possuem diabetes, obesidade e hipertensão e residem nas regiões de Saúde Centro-Norte e Centro-Sul, que englobam o Plano Piloto, Cruzeiro, Lago Norte, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Park Way e Lago Sul.

A aposentada Maria Pereira, de 72 anos, recebe atendimento no Centro Especializado, onde faz tratamento contra a diabetes. Em sua última consulta, ela aproveitou para renovar sua receita de medicamentos de uso contínuo devido à doença. “Quem possui esse problema, tem que viver em constante acompanhamento médico. Com o atendimento fornecido nessa unidade consigo ter mais bem-estar, além de conduzir corretamente meu tratamento”, frisa.

 

Fonte: Diário do Poder – DF

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress