Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

DF não atinge meta de imunização em nenhuma das vacinas do calendário infantil em 2020

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O Distrito Federal não atingiu nenhuma meta de imunização do calendário infantil no ano 2020. Entre as 11 vacinas que devem ser tomadas por crianças menores de 2 anos de idade, nenhuma ultrapassou os 78% de cobertura e todas tiveram queda em relação ao ano de 2019. O ideal é que o índice fique entre 90% e 95%.

Os dados são da Secretaria de Saúde do DF e referentes ao período entre janeiro e abril deste ano. Segundo a pasta, são as informações mais atualizadas disponíveis.

Em 2020, a vacina com menor adesão do público foi a tetra viral, que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela. A taxa de imunização ficou em 62,3%. Já a que teve o maior índice foi a que previne contra a hepatite B, com 77,7%. Veja quadro abaixo:

Taxas de imunização do calendário infantil no DF

Vacina BCG Rotavírus Meningo C Polio Penta Pneumo-10v Tríplice viral Tetra viral Hepatite A Febre amarela Hepatite B

Janeiro a abril de 2019 98,6% 87,2% 91,3% 89,2% 90,5% 88,9% 90,7% 89,3% 91,4% 90,5% 91,2%

Janeiro a abril de 2020 72% 69,8% 70% 67,3% 76,9% 72,2% 63,7% 62,3% 64,6% 62,9% 77,7%

Fonte: Secretaria de Saúde

deslize para ver o conteúdo

A Secretaria de Saúde acredita que o motivo para os números baixos seja a pandemia do novo coronavírus, que tem deixado as pessoas inseguras na hora de sair de casa. Para o presidente da Sociedade de Pediatria do DF, Dennis Burns, a falta da vacinação pode complicar ainda mais a pandemia.

“Há a possibilidade de um agravamento para o momento que vivemos, se por ventura surgirem surtos de outras doenças. Por exemplo, o sarampo. O declínio da vacinação de sarampo tem trazido um maior número de casos. É necessário que, nesse isolamento, vocês não deixem de participar da campanha de vacinação que o país oferece”, afirma.

Na terça-feira (8), em entrevista à TV Globo, o secretário interino de saúde do DF, Osnei Okumoto, também ressaltou a importância de os pais vacinarem as crianças de acordo com o calendário infantil.

“Peço para que se dirijam aos postos de saúde em dias normais, porque toda a expansão do nosso atendimento é suficiente para atender as pessoas, sem qualquer tipo de aglomeração”, disse.

“Peço para que se dirijam aos postos de saúde em dias normais, porque toda a expansão do nosso atendimento é suficiente para atender as pessoas, sem qualquer tipo de aglomeração”, disse.

Dados nacionais

Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, apontam que cerca de metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização em 2020.

Segundo os índices do PNI, até o dia 7 de setembro, a cobertura vacinal estava em 51,6% para as imunizações infantis. O ideal é que ela fique entre 90% e 95% para garantir proteção contra doenças como sarampo (que tem índice ideal de 95%), coqueluche, meningite e poliomielite.

Já a cobertura vacinal da primeira dose da tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) está abaixo de 60%. A da segunda dose está abaixo de 50%. Nenhuma das vacinas previstas no calendário infantil teve índices acima de 60%.

Campanha de vacinação contra sarampo

A Campanha de Vacinação contra o sarampo para adultos foi prorrogada até o dia 31 de outubro no Distrito Federal. O prazo inicial era 31 de agosto, no entanto, segundo a Secretaria de Saúde, apenas 5,6% do público alvo foi imunizado até o fim do mês passado, o que levou a pasta a ampliar a data.

Ao todo, 75.888 pessoas com idade entre 20 e 49 anos – alvos da campanha – foram aos postos. Com a prorrogação do prazo, o objetivo é atingir 1.364.987 moradores do DF que estão na faixa etária. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Fonte: G1

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/08/05/nova-vacina-contra-meningite-comeca-a-ser-aplicada-na-rede-estadual-de-saude-do-maranhao/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress