Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Diferença entre herpes simples e herpes zoster

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

herpes

A herpes simples e a herpes zóster são doenças contagiosas, mas com sintomas semelhantes. É importante compreender que as infecções são diferentes, com características próprias.

O que é a herpes simples?

A herpes simples é uma doença causada pelo vírus herpes simples (VHS), que afeta principalmente os lábios e a boca. A infecção pode também afetar outras áreas do corpo, como o tronco, costas, braços e pernas. Os sintomas incluem pequenas bolhas dolorosas na pele que provocam coceiras chegando a sangrar. Essas bolhas se transformam em feridas curadas, podendo durar dias ou até semanas.

O que é a herpes zóster?

A herpes zóster é uma doença contagiosa causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo que causa catapora, mas diferentemente da simples, a erupção cutânea dolorosa, surge com a reativação desse agente ocasionando coceira na região do corpo afetada. Geralmente, essa manifestação acompanha sintomas como febre, dores de cabeça, agitação e cansaço.

Embora os sintomas possam ser similares, há diferenças importantes entre o herpes simples e a herpes zóster. A primeira causa herpes simples e a zóster é caracterizado por erupções cutâneas em uma determinada área do corpo.

Os tratamentos também variam. A simples é mais comum e as pessoas geralmente não precisam tomar precauções tão severas. Em relação a herpes zoster, é recomendável estar vacinado contra a catapora para evitar o ressurgimento da doença.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!