Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ministério da Saúde distribui novo medicamento para HIV

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Medicamento para HIV
Foto: Canva

Um novo medicamento para HIV já está disponível para os pacientes. O Ministério da Saúde anunciou que, na última terça-feira, dia 9, terminou a distribuição do fármaco, uma combinação do dolutegravir com o lamivudina em um único comprimido. As informações são do UOL.

O remédio, que une dois compostos antirretrovirais, é o mais recente passo no caminho para a simplificação no tratamento.

A nova droga é vista como revolucionária, pois, além de simplificar o manejo da infecção, também reduz o número de fármacos consumidos pelo paciente, evitando assim eventuais efeitos colaterais.

Foram distribuídos 5,6 milhões de comprimidos pelo governo para as farmácias de antirretrovirais do país e eles já estão disponíveis para os pacientes.

Protocolo norteará distribuição de novo medicamento para HIV 

Nesta primeira fase, os pacientes que receberão o novo medicamento para HIV serão aqueles com mais de 50 anos e que já fazem uso da terapia simplificada em comprimidos diferentes.

Além disso, o paciente deve manter sua carga viral indetectável no último exame de rotina e ter uma boa adesão ao tratamento. Até o segundo semestre, o fármaco já deve ser universalmente distribuído.

Tratamento da doença vive novo momento 

Se hoje falamos de uma inovação que vai simplificar a vida dos pacientes que convivem com o vírus, em outubro de 2022, a situação era bem diferente. Cortes no orçamento colocaram o abastecimento de medicamento para HIV em risco.

A época, um levantamento do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) revelou que o corte previsto para o Orçamento de 2023, que seria de R$ 407 milhões, impactaria a distribuição da terapia.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress