Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Corte no orçamento pode gerar falta de medicamento para HIV

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Medicamento para HIV

 

Levantamento do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) revela que o Ministério da Saúde prevê um corte de R$ 407 milhões no Orçamento de 2023, o que impactaria o programa de distribuição de medicamento para HIV. O montante seria destinado para a para prevenção, controle e tratamento de HIV/AIDS, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais. Segundo o jornal O Tempo a notícia gerou preocupação entre associações que representam pacientes com HIV.

Entre as áreas que podem perder recursos estão HIV/Aids, com redução de 17,4% da verba; pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde, com redução de até 65,7%. Outros segmentos que podem sofrer corte são o setor de dados e o programa Médicos pelo Brasil.

Manutenção de programa de medicamento para HIV

O vice-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), responsável pelo Observatório Nacional de Políticas de Aids, Veriano Terto Junior teme pela adição de novos remédios para tratamento e prevenção. Outro receio é que o corte nos recursos afete a manutenção do programa atual de medicamento para HIV.

Ele menciona ainda a necessidade de destinar recursos para campanhas de prevenção, uma vez que o número de pacientes continua a preocupar. Segundo dados do último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2020, o país registrou 29.917 novos casos de Aids e 10.417 mortes associadas ao HIV.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress