Distribuidora de cosméticos mira farmácias para crescer 20%

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Foto: Marcos Myakava

Prestes a completar 30 anos de atividades, a distribuidora de cosméticos e perfumaria BIM tem a meta de crescer 20% em 2024 e posiciona o varejo farmacêutico como um dos motores de expansão. Sediada em Itapevi (SP), a empresa familiar iniciou atuação como uma loja de perfumaria, mas ampliou seu olhar para outras categorias e canais de venda por uma demanda dos próprios clientes.

Hoje as farmácias já representam 30% do faturamento da companhia. “Trata-se de um setor estratégico e com ritmo acelerado de evolução nos últimos dez anos. Esse potencial, inclusive, nos motivou a estruturar uma divisão exclusiva para atender às demandas do segmento, com área de trade e equipes comerciais e de sell-out”, afirma Daniele Laranjeiras, especialista de Trade da BIM para o canal farma.

A distribuidora de cosméticos atende desde grandes redes da Abrafarma a até o varejo associativista da Febrafar, contabilizando mais de 8 mil pontos de venda. Para viabilizar as operações em escala nacional, a empresa conta com três centros de distribuição – um deles na matriz em Itapevi (SP) e os outros na cidade mineira de Ouro Fino e em Goiânia (GO).

Um operador logístico em Pernambuco assegura o abastecimento no Nordeste. A empresa ainda está em negociações avançadas com mais dois parceiros regionais. Para o CEO da BIM, Igor Bacchi, essa estratégia é parte do plano de expansão nacional da distribuidora principalmente pela questão logística, melhorando a margem dos clientes e também o nível de serviços.

“Também integra essa estratégia o novo CD em Ouro Fino (MG). Será nossa maior instalação, com área total de 10 mil m² e 6 mil posições-pallets”, ressalta. Ele acrescenta que, para melhorar o prazo de entrega em todas as regiões do país, a empresa está prospectando outros estados para a abertura de mais um CD.

Distribuidora de cosméticos cresce no farma com categoria capilar

Com mais de 7 mil SKUs no portfólio, a distribuidora de cosméticos tem a categoria de cuidados capilares como carro-chefe no varejo farmacêutico. “Esse é o segmento responsável por puxar nosso crescimento no canal. Passamos a mostrar também aos nossos clientes as vantagens de trabalhar com a categoria de fragrâncias, que podem ser atreladas à venda de conveniência em função da facilidade da compra, seja para presentear ou mesmo para uso próprio”, avalia Daniele.

A BIM trabalha com marcas de perfumes importados, entre as quais Antonio Banderas, Benetton, Gabriela Sabatini; e nacionais, como é o caso da Eudora e da CICLO. Outra tendência do momento são as marcas de celebridades como David Beckham, Shakira e, nacionalmente, Gusttavo Lima e Ana Hickmann. Também comercializa produtos exclusivos nas farmácias, a exemplo da Lola, Cadiveu, Inoar, Up2You, Hidratei e o mais recente lançamento na categoria de balms labiais, a Tik Balm.

Transformação digital

A BIM Distribuidora está passando por um importante processo de transformação digital, por meio da implantação do CRM Salesforce – uma ferramenta estratégica para otimizar o relacionamento com os clientes e aprimorar processos internos. O projeto, denominado Apollo, é considerado um marco na modernização da empresa.

“Foram investidas mais de 1 mil horas de desenvolvimento, refletindo o compromisso da BIM em buscar a melhor solução para suas operações. É mais um passo em direção ao nosso crescimento sustentável, preparando a empresa para os desafios futuros e garantindo uma experiência diferenciada para seus clientes”, afirma Vanessa Bacchi, head de operações.

“Para empresas que buscam integrar novas tecnologias, como sistemas de gestão (ERP), automação de processos e inteligência de dados, o mapeamento é o ponto de partida. Ele prepara o terreno para uma transição mais suave, garantindo que os investimentos em tecnologia estejam alinhados com as necessidades operacionais e estratégicas da BIM”, complementa Thiago Pontes, coordenador de operações.

A transformação digital vem norteando os planos de crescimento no canal farma. O processo inclui a implementação de um sistema de monitoramento de equipe de sell-out no campo, o que propicia acesso ao estoque das lojas e ao índice de ruptura em tempo real, além da execução em loja. Pelo sistema é possível ainda avaliar a produtividade do time por cliente e regional.

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