Prefeitura de São Paulo vai distribuir medicamentos contra HIV

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

medicamentos contra HIV
Foto: Freepik

Em uma iniciativa para o Mês do Orgulho LGBT+, a Prefeitura de São Paulo anuncia um novo sistema de distribuição de medicamentos contra HIV. A inovação consiste na instalação de máquinas dispensadoras por toda a capital.

Os usuários que se interessarem pelo acesso aos medicamentos para profilaxia e pós-exposição ao HIV precisarão realizar teleconsultas pelos canais online da Prefeitura. Uma equipe médica fará as prescrições e irá gerar um QRCode, que deverá ser apresentado nos pontos de retirada espalhados pela cidade.

Os locais de instalação das unidades dispensadoras foram definidos com base nas avaliações de dados epidemiológicos e da demanda por região. A Prefeitura espera que essa inovação reduza o tempo de espera dos pacientes por tratamento.

Distribuição de medicamentos contra HIV integra série de ações

 A distribuição de remédios contra HIV faz parte de uma série de ações para a conscientização e combate ao vírus. A programação envolve também a oferta de testes rápidos, testes diagnósticos, preservativos, autotestes e géis lubrificantes durante a Feira Cultural da Diversidade e a Parada do Orgulho LGBT+, que agitarão a cidade entre os dias 31 de maio e 2 de junho.

Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da capital paulista falou sobre a inovação tecnológica realizada pela prefeitura.

“A facilidade de acesso proporcionada por essas máquinas automáticas é um passo importante rumo à eliminação do HIV nos próximos anos. “E a Parada do Orgulho LGBT+ é uma oportunidade singular para as ações de prevenção, com a oferta de serviços a públicos prioritários. Este momento é também uma forma de combate ao preconceito, que é uma das barreiras para o acesso à prevenção e ao tratamento”, avalia.

Leia também: Concurso farmacêutico anvisa terá salário acima de R$16k

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress