A última enquete do Panorama Farmacêutico quis saber que área da saúde seria mais propícia para o investimento em ferramentas digitais. O resultado final foi equilibrado, mas a maioria dos leitores apontou as doenças crônicas como a maior prioridade.
Do total de 2.754 assinantes que manifestaram sua opinião, 783 (28%) indicaram essa opção. Na sequência figuram as categorias de dor (510 – 19%), insônia (454 – 17%), cardiovascular (392 – 14%), oncologia (388 – 14%) e doença infecciosa (227 – 8%).
A votação acompanha a realidade da internet. Segundo mapeamento da CB Insights, 7% das pesquisas no Google Search são relacionadas à saúde, o que significa 70 mil consultas por minuto. Deste total, mais de 25 mil estão associadas a doenças crônicas. De olho nesse nicho, o Google investiu em mais de 50 empresas de saúde no ano passado e elas respondem por um terço do seu portfólio de investimentos.
O Brasil não foge à regra. De acordo com o Inside Healthtech Report, levantamento realizado pela plataforma de inovação Distrito, mais de US$ 90,1 milhões foram destinados a healthtechs no Brasil neste ano. Esse montante já corresponde a 85% do valor de todo o ano passado. A expectativa, até o fim do ano, é de um aporte de US$ 200 milhões nessas startups, das quais cerca de 40% contam com soluções em prol de doentes crônicos.
Nova enquete
A nova enquete também trata de tecnologia, mas dos riscos que ela pode proporcionar para a operação do varejo farmacêutico. Qual o maior impacto negativo da entrada de players digitais no setor, como a Amazon? Corrida por preços, o fim da farmácia tradicional, mais erros na dispensação, estímulo ao uso indevido de remédios ou menos interação pessoal? Ou nenhuma das alternativas é válida? Participe e contribua para o debate.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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