Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Dor nas pernas: conheça as causas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Dor nas pernas

Dor nas pernas, sem uma causa clara, choque ou trauma na região? Não estranhe, pois essa situação pode acontecer com frequência.

Veja também: Dor nas pernas: Causas, sintomas e tratamentos 

Várias são as condições que podem levar a esse desconforto, ligados a problemas musculares ou ósseos, em veias e até mesmo no sistema nervoso. Cada um desses sintomas possui suas próprias características. Por isso, é imprescindível prestar atenção aos detalhes.

Siga nosso Instagram

Dor muscular

Com motivos que podem ir de excesso nos exercícios a lesões, esse tipo de dor nas pernas é mais comum em pessoas ativas, mas pode acometer sedentários também. Outro tipo de dor semelhante são as cãibras (contratura muscular).

Dores como essas são mais fáceis de determinar o epicentro e geralmente se encontram próximas as articulações. Analgésicos, anti-inflamatórios e repouso ajudam a aliviar.

Dor por problemas vasculares

A dor por insuficiência venosa costuma aparecer antes mesmo das temíveis varizes e a incidência é maior em mulheres. São dores nas pernas que costumam piorar ao fim do dia e durante o período menstrual.

Nesse caso, a dor é mal localizada, ou seja, é mais difícil apontar o foco principal. Acompanha uma sensação de “peso” nas panturrilhas e costuma melhorar ao colocar os pés para cima, o que ajuda na circulação.

Fibromialgia

Nesse caso, a dor nas pernas é parte de um problema maior, que afeta outras partes do corpo, podendo trazer dor em outros músculos e tendões. A doença também pode apresentar outros sintomas como perda de memória, insônia, depressão e ansiedade. É uma dor que também se apresenta ao toque.

Articulares

Um exemplo de dor articular que pode atingir as pernas é a artrite inflamatória ou degradativa. A dor pode ser local ou irradiar.

Nervo ciático

A citalgia ou dor no nervo ciático começa abaixo das nádegas e pode ser acompanhada por dor na lombar também. O incômodo normalmente surge em apenas um lado.

O epicentro da dor não é de fácil identificação, e podem surgir incômodos como queimação, choque, ardência, pontadas ou formigamento.

Lesão no nervo periférico

A neuropatia periférica, como é conhecida essa doença, é pior nas extremidades da perna e do pé. Usualmente, o mal é causado por diabetes, alcoolismo, HIV e hanseníase.

Obstrução em artérias

Essa dor nas pernas normalmente é causada por placas de gordura que prejudicam a irrigação e oxigenação dos tecidos. Costuma se caracterizar por uma queimação ao caminhar que passa rapidamente ao parar. É mais comum em idosos, fumantes, hipertensos, pessoas com colesterol alto ou diabetes.

Canelite

A síndrome do stress tibial medial é um inchaço no osso da tíbia. A dor pode permanecer mesmo em repouso. Alguns motivos que podem causar a doença são obesidade, desvios na pisada e uma musculatura mal desenvolvida.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress