Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

A dor nos seios não é tão preocupante assim

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

: dor nos seios

Sentir dor nos seios é uma sensibilidade muito comum em mulheres, principalmente durante o ciclo menstrual, menopausa, gravidez ou amamentação. Nesse período os hormônios ficam alterados e provocam esse desconforto na região mamária. O desconforto nem sempre está associado à um problema grave, mas pode significar a presença de cistos, nódulos ou mastite ou até mesmo câncer, ainda que raro.

Desse modo, se a dor persistir por mais de 15 dias ou não estiver relacionada as fases de alteração hormonal o médico ginecologista de sua preferência deve ser consultado, para um diagnóstico mais certeiro.

Selecionamos aqui as situações que ais provocam a dor nos seios:

Ciclo menstrual

Durante a TPM e período menstrual, com os hormônios a mil, as mulheres tendem a experimentar vários sintomas desagradáveis, incluindo a dor no seio, mais especificamente no bico.

Gestação e amamentação

No início e final da gestão é comum apresentar essa sensibilidade, devido ao aumento das glândulas mamárias e a produção de leite. Na fase de lactação, mais precisamente no puerpério, o excesso de leite deixa a região dos seios dura e muito dolorida.

Menopausa

Chamado de climatério, ou seja, nos primeiros indícios da menopausa é comum as mulheres relatarem alterações típicas, calor excessivo, suor, mudanças de humor e dor nos seios. Essas situações também estão relacionadas as alterações hormonais.

Mudança de anticoncepcional

O corpo pode apresentar algumas reações no início ou mudança de anticoncepcional, entre elas, a sensibilidade nas mamas, relatada como dor e também classificada como queimação.

Cistos mamários

São sacos cheios de líquido que se desenvolvem no tecido mamário. Eles são comuns em mulheres, especialmente durante a idade reprodutiva e a menopausa. Geralmente não são cancerígenos e os sintomas de incluem dor, inchaço, sensibilidade e protuberância na mama afetada.

Mastite

A mastite é uma inflamação na mama, causada por uma infecção bacteriana. A condição acomete mulheres que estão em fase de amamentação e pode ser muito dolorosa.

Como aliviar a dor nos seios

O tratamento para a dor no seio dependerá da causa subjacente. Algumas opções de tratamento incluem:

  • Medicamentos:

    analgésicos como paracetamol ou ibuprofeno podem ajudar a aliviar a dor no seio. Se a dor for causada por inflamação, o médico pode prescrever anti-inflamatórios.

  • Compressas:

    compressas quentes ou frias podem ajudar a aliviar a dor no seio. Geralmente, a aplicação de calor é mais eficaz para dores causadas por tensão muscular, enquanto a aplicação de frio é mais útil para dores causadas por inflamação.

  • Sutiãs adequados

    : usar um sutiã bem ajustado e de suporte pode ajudar a reduzir a dor no seio.

  • Tratamento de infecções:

    se a dor no seio for causada por uma infecção, como mastite, o tratamento pode incluir antibióticos.

A dor nos seios é uma condição comum e que não deve ser preocupante. Existem alternativas terapêuticas de fácil acesso que ajudam a melhorar os sintomas.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress