Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Droga para hipertensão reduz perda de memória

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

Remédios para tratar hipertensão podem prevenir perda de memória em pacientes com lúpus. A constatação foi feita por pesquisadores do Instituto Feinstein de Pesquisa Médica.

estudo, publicado no periódico Journal of Experimental Medicine, mostrou que uma classe de medicamentos usada para tratar a hipertensão bloqueia a perda de memória em camundongos e, portanto, pode servir para preservar a memória de pacientes com lúpus.

Veja mais

De acordo com os pesquisadores, a ativação de células cerebrais chamada microglia provavelmente contribui para a falta de memória e outras deficiências cognitivas sofridas por muitos indivíduos com lúpus eritematoso sistêmico.

O lúpus é uma doença auto-imune complexa que surge quando o corpo começa a produzir anticorpos que alvejam suas próprias células saudáveis, geralmente reconhecendo especificamente o DNA. Os pacientes podem sofrer com diversos sintomas, mas até 90% desenvolvem lúpus neuropsiquiátrico, que é frequentemente caracterizado por prejuízos cognitivos, como perda de memória ou confusão.

Durante o trabalho científico, os cientistas suspeitaram que as células cerebrais microglia podem ser responsáveis por cortar as conexões entre os neurônios após a exposição a DNRAbs—anticorpos que reconhecem o DNA e uma proteína cerebral crítica. Essas células ajudam a remover os detritos dos neurônios mortos e podem remover sinapses excessivas ou indesejadas durante o desenvolvimento do cérebro.

“Nosso estudo sugere que os inibidores de medicamentos usados para tratar a pressão alta são uma classe de terapêutica promissora que pode facilmente passar para ensaios clínicos com o objetivo de mitigar a disfunção cognitiva associada ao lúpus neuropsiquiátrico”, afirmou Betty Diamond, uma das autoras do estudo.

Fonte: BOL Notícias

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress