Farmácias iniciam venda de eletrocardiograma de uso doméstico

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

eletrocardiograma de uso doméstico
Foto: Freepik

Um importante lançamento chegou às farmácias brasileiras. O eletrocardiograma de uso doméstico, produzido pela japonesa Omron Healthcare, é apontado como um importante aliado na luta contra os problemas cardiovasculares. As informações são do Estadão.

Desenvolvido após uma alteração nas diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia, o aparelho é capaz de realizar o exame de eletrocardiograma (ECG) e, também, medir a pressão arterial, um grande diferencial no mercado. A nova diretiva da entidade recomenda que indivíduos em grupos de risco realizem o ECG diariamente.

“Quando há a possibilidade de analisar dados dos dois tipos de exames, dá para saber, por exemplo, se a arritmia tem repercussão na pressão arterial do paciente. Você quantifica ambas as informações de uma vez só”, explica Audes Feitosa, presidente do departamento de hipertensão arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

“Com alguns relógios, a gente consegue ter uma estimativa de pressão arterial baseada em algoritmos, mas, quando o aparelho de pressão faz também a parte do ECG, você consegue um dado mais assertivo”, complementa.

A SBC ainda apresentou, no Congresso Brasileiro de Cardiologia, seu estudo realizado a partir dos dados fornecidos pelo produto. Denominada “Ritmo”, a pesquisa da entidade avaliou 409 indivíduos assintomáticos com 65 anos ou mais, idade principal do grupo de risco. Dentre os participantes,  13 deles (3,2%) tiveram uma arritmia detectada, e 120 outros (29,4%) foram considerados pacientes de alto risco

Eletrocardiograma de uso doméstico: como obter melhores resultados

Assim como toda máquina, entender sua maneira correta de uso é imprescindível para a obtenção de medidas úteis e precisas. O exame de ECG é realizado ao encostar os dedos nas laterais do aparelho, enquanto a pressão é aferida com um bracelete, ligada por um fio a máquina.

No primeiro caso, é recomendado pelos médicos que o exame seja realizado com os dedos direitos na superfície direita da máquina, mantendo o padrão para a esquerda. Para verificar a pressão o procedimento deve ser feito com o indivíduo sentado, com os pés no chão, as costas na cadeira e o braço estendido sobre uma mesa.

Os momentos de realização dos exames também se diferem, o eletrocardiograma deve ser realizado com frequência, mas também ao perceber sintomas, como palpitações:

“Isso pode indicar uma arritmia, e é nesse momento que o ECG se torna importante”, destaca Feitosa. A recomendação é contrária quando falamos da pressão, que não deve ser influenciada por fatores momentâneos:

“Muitas pessoas tendem a medir a pressão quando estão se sentindo mal, como em casos de dor de cabeça ou outros desconfortos. Nesses momentos, é natural que ela esteja alta, pois é bastante reativa”, explica.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress