Em época de pandemia, devemos higienizar mais nossos produtos de beleza?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

produtos de beleza - higienizar Higienizar – Mais do que nunca nos atentamos a certos hábitos de higiene que antes eram negligenciados — nem precisamoss dizer sobre a quantidade de álcool gel que começamos a consumir. Dentro de casa também adquirimos certos hábitos, como tirar os sapatos antes de entrar e desinfetar compras e tudo o que vier de fora. Trazendo essa nova realidade para o nosso banheiro, mais especificamente para nossa bancada de cosméticos, fica a pergunta: devemos higienizar mais nossos produtos de beleza?

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Sim, sabemos que limpar nossa maquiagem e ferramentas como pinceis é essencial de tempos em tempos (ou quando a gente se lembra). Borrifar um pouco de álcool isopropílico nas paletas e pós compactos para limpá-las um pouco é algo que devemos incluir na rotina. No entanto, no meio de uma pandemia, será que devemos fazer mais?

“Eu asseguraria que, se você estiver emprestando sua maquiagem a outras pessoas, você deverá limpar as superfícies que elas tocarem”, explica o pesquisador Amesh Adalja à Allure. Ele também observa que você definitivamente não deve compartilhar sua maquiagem com alguém que está ativamente doente neste momento. Quem concorda com isso também é Nada Elbuluk, professora e dermatologista. “Se a superfície externa foi tocada por outra pessoa, é apropriado desinfetá-la imediatamente após isso”, explica.”O coronavírus pode sobreviver nas superfícies por vários períodos, dependendo do material da superfície. Por essa razão, seria benéfico higienizar as superfícies externas dos recipientes de maquiagem.”

Ginger King, química de cosméticos, concorda. “Não é uma má ideia desinfetar tudo. É melhor prevenir do que remediar.” A profissional também nos garante que é seguro usar maquiagem em casa — contanto que ninguém tenha pegado emprestado seus produtos de beleza.

Como higienizar seus produtos

Se seus produtos estão sendo tocados por outras mãos que não as suas ou se você simplesmente deseja estar mais segura, existem maneiras de higienizar seus produtos sem afetar a qualidade ou eficácia da fórmula.“O álcool é usado como desinfetante e evapora, portanto, ele não interfere na textura do produto”, afirma Ginger King, acrescentando que o álcool em spray geralmente é a melhor maneira de aplicá-lo nos produtos. “Todos os consultores de beleza aprenderam a higienizar produtos no balcão [da loja], já que eles eram usados ​​por muitas pessoas. Os consumidores certamente podem fazer isso.”

Ginger King também diz que a contaminação de um produto depende muito de sua embalagem. “Se você compra produtos com válvulas airless ou embalagens não expostas, não precisa se preocupar com nada”, explica ela. “A maioria dos produtos cosméticos passou por testes de micro desafios”, o que garante que não haja crescimento do microbioma. Quanto às superfícies externas de seus produtos, seja um frasco de vidro ou um compacto de plástico, lenços desinfetantes resolverão o problema. Não restaram mais? “Higienizadores de álcool para as mãos também são eficazes para superfícies”, de acordo com Stephen Goldstein, pesquisador de pós-doutorado do Departamento de Genética Humana da University of Utah Health.

Independentemente do que está acontecendo atualmente no mundo, você deve sempre limpar seus pincéis de maquiagem regularmente. A maioria dos dermatologistas recomendará que você molhe as ferramentas, especialmente os pincéis de base e de corretivo, uma vez por semana – no mínimo – para evitar o acúmulo do produto. E para quem usa apenas os dedos para se maquiar, algo que muitos maquiadores fazem, é extremamente importante lavar as mãos por pelo menos 20 segundos antes e depois de aplicar os produtos no seu rosto.

Fonte: Glamour

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/farmacias-sao-joao-alcancam-a-marca-de-800-lojas/

Notícias Relacionadas