O conceito do ‘faça você mesmo’ aplicado aos cosméticos foi a ideia de uma jovem empreendedora de São Paulo. Ela também antecipou outra tendência: a do uso de ingredientes naturais nos produtos.
O cliente escolhe, compra, recebe os ingredientes e faz o próprio cosmético em casa. Com argila verde, extrato de hamamélis, ácido lático e soro fisiológico é possível fazer uma máscara para limpeza de pele, por exemplo.
A ideia da empresária Jéssica D’Lima nasceu em 2014 e agora, sete anos depois, virou moda.
‘A gente tem alguns produtos naturais, como óleos vegetais e manteigas. A ideia é fornecer esses produtos para que a pessoa possa criar um cosmético personalizado em casa, de forma simples e prática’, explica.
‘A gente tem alguns produtos naturais, como óleos vegetais e manteigas. A ideia é fornecer esses produtos para que a pessoa possa criar um cosmético personalizado em casa, de forma simples e prática’, explica.
Ela enxergou a oportunidade de negócio aos 17 anos, testando produtos naturais para usar no próprio cabelo.
Como tinha experiência em marketing digital, ela começou a vender em uma loja virtual simples, sem nenhum investimento e sem estoque.
Com mais gente em casa por causa da pandemia, houve aumento na compra dos insumos pelo site, com pessoas querendo produzir os próprios cosméticos.
Cremes para o cabelo, para o rosto, esfoliante corporal. Dá para fazer também shampoo, sabonete, e até hidratante para o lábio. Como nada tem química, é possível fazer tranquilamente em casa.
‘Óleos vegetais, manteigas, e as argilas são considerados matérias-primas. São produtos 100% puros, que não têm uma mistura, uma fórmula. Então, nesse caso, não é obrigatório ter registro da Anvisa‘, explica a empresária.
Jéssica fez cursos de legislação, manipulação cosmética e controle de qualidade. Uma química responsável cuida da parte técnica e das orientações dadas aos clientes. Os cosméticos precisam de autorização, então as bases, que são fórmulas, têm registro na Anvisa.
O faturamento mensal da empresa é de R$ 50 mil. Agora, Jéssica quer diversificar. Ela vê o futuro do negócio como franquia e vai apostar no atacado, com o lançamento de um novo canal de vendas.
Fonte: G1
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/04/09/segundo-dados-consumo-de-cosmeticos-cresceu-durante-pandemia/