A EMS desenvolveu uma tecnologia de ponta que será responsável pela primeira produção nacional de remédios para emagrecimento. Utilizados para o tratamento da obesidade e do diabetes, os medicamentos à base de liraglutida e semaglutida, princípio ativo do Saxenda e do Ozempic, respectivamente, atenderão à demanda nacional e serão exportados para os Estados Unidos e para a Europa.
O anúncio foi feito em um evento realizado em Brasília (DF), promovido pela farmacêutica e pela Esfera Brasil. “Nós dominamos toda a cadeia do peptídeo, desde a produção da matéria-prima, fabricação do produto, e estamos aprovando no mundo todo, inclusive na Anvisa. Isso muda o cenário do Brasil globalmente”, avalia Carlos Sanchez, presidente do conselho de administração do Grupo NC.
A produção nacional contará com um reforço de R$ 500 milhões, obtidos pela EMS por meio de um financiamento concedido pelo BNDES. A companhia também receberá apoio do FINEP.
Produção nacional de remédios para emagrecimento pode diminuir custos
A instalação das etapas de produção nacional de remédios para emagrecimento promete gerar empregos e reduzir os custos de tratamento para a população local. Quando chegou ao Brasil o Wegovy (medicamento de mesmo princípio ativo), custava até R$ 2,3 mil.