Tendências e Notícias da Indústria Farmacêutica

Consumo nas farmácias do RS caiu 40% com enchentes

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Consumo nas farmácias
Foto: Canva 

 As enchentes, no início de maio, afetaram de maneira expressiva o consumo nas farmácias do RS. Segundo levantamento da (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil (Abafarma), que reúne os 14 maiores distribuidores de medicamentos do Brasil, das 5.443 drogarias da região, 3.860 foram impactadas pelo evento climático, o que representa 71% do mercado local.

 

O faturamento das lojas caiu de R$ 189,8 milhões, na segunda semana de abril, para R$ 110,2 milhões no mesmo período de maio, configurando uma queda de 41,9%. Já em unidades comercializadas, a redução foi de 38,6%, passando de 6,4 milhões de unidades para 3,9 milhões, no período analisado.

 

São Leopoldo apresentou a maior queda do consumo nas farmácias

 

Das 20 maiores cidades do estado, que representam 49% do mercado em unidades comercializadas no Rio Grande do Sul, dezenove apresentaram queda no período, incluindo a capital Porto Alegre, com redução de 43%.

 

No topo do ranking de retração, aparece o município de São Leopoldo, com 67% de queda, seguido por Rio Grande (59%), Novo Hamburgo (59%), Pelotas (53%), Erchim (53%), Santa Maria (50%), Gravataí (49%), Ijuí (47%) e Passo Fundo (47%). Somente no município de Esteio houve crescimento em unidades.

Notícias Relacionadas