Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Entenda o que é bexiga hiperativa e como funciona o tratamento

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

bexiga hiperativa

Você já ouviu falar da bexiga hiperativa? Trata-se de uma condição urológica que causa urgência de urinar e com muita frequência. Por isso, é extremamente importante entender os sintomas e como funciona o tratamento. 

O que é bexiga hiperativa?

Bexiga hiperativa é um transtorno neurogênico que causa o desenvolvimento de sintomas atípicos da bexiga, como a sensação de urgência urinária, aumento do volume urinário e fluxo urinário intermitente.

Tratamento para a bexiga hiperativa

O tratamento para bexiga hiperativa varia de acordo com o paciente. Muitas vezes, é necessário tratar de maneira integrada, usando uma combinação de medicamentos, terapia comportamental e abordagens físicas.

Os medicamentos para bexiga hiperativa são usados ​​para controlar os sintomas, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os mais comuns são os bloqueadores dos canais de cálcio, os quais ajudam a relaxar os músculos da bexiga e diminuir a vontade de urinar.

Outros tratamentos incluem inibidores da acetilcolina, que bloqueiam a atividade incontrolável dos nervos da bexiga, e agonistas da hormona antidiurética (ADH), que ajudam a estabilizar o nível de líquido no corpo. Os beta-bloqueadores também são usados ​​para prevenir ou reduzir a frequência de crises de bexiga.

Terapia comportamental para bexiga hiperativa

As terapias comportamentais são muito eficazes no tratamento da bexiga hiperativa. Esses tratamentos incluem biofeedback, treinamento vesical funcional, de esforço vesical e de resistência da bexiga. As alternativas são interessantes para o controle dos sintomas através da compreensão e consciência dos seus padrões.

O treinamento de esforço vesical, envolve o uso de exercícios de resistência para ajudar a pessoa a aprender a controlar os músculos da bexiga, reduzir ou interromper o fluxo urinário. O processo de resistência da bexiga auxilia a melhorar os sintomas para “aguentar” por mais tempo o fluxo urinário.

Exercício físico para bexiga hiperativa

O tratamento físico combina o uso de técnicas de relaxamento da bexiga como exercícios abdominais, exercícios para fortalecer o músculo do assoalho pélvico e treinamento de controle da bexiga.

Além disso, existem algumas outras opções de tratamento, como injeções de toxina botulínica para relaxar os músculos da bexiga e outras técnicas cirúrgicas para tratar a bexiga hiperativa.

Qualquer pessoa que sofra de bexiga hiperativa precisa buscar ajuda médica. O tratamento pode ser longo e exigir disciplina, mas os resultados serão visíveis. A doença é tratável com apoio de medicamentos, terapia comportamental e tratamento físico. 

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!