O botox é uma substância aplicável tanto em procedimentos estéticos como no tratamento de doenças. Tem ação inibidora de estímulos neurais e, por conta disso, funciona em contrações musculares, diminuindo imperfeições da pele; e também na redução de sintomas de doenças graves relacionadas ao sistema nervoso.
A substância, também denominada toxina botulínica, é produto de uma bactéria, a Clostridium botulinum. Deve-se cautela com o uso, que deve ser indicado sempre com avaliação e indicação médica. Entenda para que serve e os possíveis riscos da aplicação do botox.
Para que serve o botox?
- Botox em tratamentos de doenças:
– Controle do bruxismo, da espasticidade em doenças neurológicas e do blefaroespasmo
– Redução da saliva excessiva e da sudorese em casos de bromidrose ou hiperidrose
– Diminuição de tremores causados pelo Parkinson e de dores neuropáticas
– Combate à dor lombar crônica e miofascial, e à gagueira
– Auxílio na incontinência urinária (bexiga nervosa) e em alterações da articulação temporomandibular
Mesmo sabendo dessas ações da toxina botulínica, sua aplicação só é permitida com orientação médica, já que a substância é bastante prejudicial em caso de overdose.
- Botox em procedimentos estéticos:
– Diminuição da gengiva, pela estética do sorriso
– Tratamento de marcas de expressão e rugas, pela estética da pele
Como já citado, o uso do botox deve ser realizado apenas com indicação de médico ou dermatologista.
Como é feita a aplicação?
A aplicação do botox é realizada através de injeções, e nelas são contidas pequenas concentrações de toxinas botulínicas. São injetadas em certos pontos, determinados a partir de onde está o problema.
Pode ser necessária a repetição da aplicação após meses, tendo em vista que o efeito do botox não é fixo, e o efeito se garante caso haja constância no tratamento. Também pode ser aplicada para relaxamento do músculo, inibindo a dor por meio intramuscular.
Possíveis riscos do botox
Antes da decisão de fazer o procedimento do botox e da realização do tratamento, é necessário consultar o médico ou dermatologista, por conta dos riscos encontrados na toxina botulínica.
A ingestão da substância pode levar à asfixia, que é fatal, e o risco de paralisia de órgãos, em casos de injeção de dose acima do recomendado. A aplicação errada da dose do botox também pode provocar a flacidez ou paralisia muscular ou em tecidos e áreas próximas ao músculo.
Em que casos o botox não é indicado?
- Doenças autoimunes
- Gravidez
- Infecção no local indicado para aplicação
- Alergia à toxina botulínica ou reação alérgica após usos anteriores
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico