Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como a erosão dentária afeta a saúde bucal

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

erosão dentária

A erosão dentária é uma doença que afeta a saúde bucal e pode ser causada por vários fatores, como ondas de choque, ácidos da saliva e, principalmente, a ingestão de alimentos ácidos e/ou álcool. A doença leva ao desgaste da superfície dos dentes, tornando-os mais frágeis e quebradiços.

O que é erosão dentária?

A erosão dentária afeta a superfície dos dentes e é provocada por um desgaste da estrutura, devido a fatores como ácidos da própria saliva, ácido láctico presente em alimentos e bebidas ácidas, produtos químicos e bruxismo.

Na maioria dos casos, os sintomas da erosão dentária não são detectados imediatamente, mas ela pode se tornar mais séria com o passar do tempo, resultando em reações graves e potencialmente irreversíveis à saúde dos dentes.

Causas da erosão dentária

Os principais fatores que contribuem para a erosão dentária incluem alimentos e bebidas ácidas, como frutas. Além disso, o bruxismo contribui para essa condição, pois esfrega ácidos da saliva na superfície dos dentes. O tabagismo, a ingestão abusiva de bebidas alcoólicas também colabora para o problema.

Principais características da erosão dentária

A erosão dentária é caracterizada pelo desgaste da superfície dos dentes, manchas amareladas, sensibilidade extrema a alimentos quentes e frios, dor ao tocar dentes e gengivas, ondulação e desgaste das bordas dos dentes, cáries e dor na boca.

Tratamento da erosão dentária

O tratamento da erosão dentária depende da extensão dos danos, mas para a sua prevenção, evite bebidas e alimentos ácidos, tabaco, álcool e faça consultas regulares ao dentista para evitar qualquer dano à saúde bucal.

A erosão dentária é uma doença que pode ser bastante devastadora para a saúde bucal. Reconhecer os sintomas e buscar ajuda profissional é primeiro passo para evitar prejuízos dentais.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress