Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Está com dor de dente? Veja dicas de remédios caseiros

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Design sem nome 77

Qualquer pessoa afetada pela dor de dente não vê a hora de o incômodo passar. Seja com o uso de um remédio caseiro ou daqueles que se compra na farmácia mesmo, não importa, o que importa é o alívio.

Esse é um problema recorrente na população brasileira. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, pouco menos de 30% dos brasileiros entre os 35 e 44 anos tiveram episódios até seis meses antes da entrevista.

Como não existe uma solução medicamentosa para a dor de dente, a automedicação não é o indicado, mesmo que seja tentadora. O ideal é agendar um dentista pra o mais breve possível e resolver o problema de uma vez.

Dentre os motivos mais comuns para essa dor, estão:

  • Cáries
  • Inflamações na gengiva
  • Bruxismo
  • Retração da gengiva
  • Nascimento do dente do siso

Mas, se você já marcou seu dentista e só quer uma folguinha desse incomodo até chegar à consulta, você pode fazer algumas coisas e vamos detalha-las abaixo. Vem com a gente!

Remédios caseiro para dor de dente

Bochecho com água morna e sal

O bochecho com água morna e sal, também conhecido como salmoura, é uma estratégia milenar para combater inflamações. E por mais que essa seja uma receita caseira conhecido por muitos, não existem estudos científicos que comprovem a eficácia da prática.

Basicamente, os ingredientes utilizados nesse bochecho são conhecidos por suas propriedades naturais. O sal é um antisséptico, enquanto a água morna atua facilitando a saída do pus do organismo.

O procedimento é simples. Encha um copo com água morna e adicione uma colher de chá de sal. Misture e, quando colocar na boca, mantenha por aproximadamente 30 segundos e cuspa. Você pode repetir o processo a cada hora.

Cravo-da-Índia

Segundo um estudo publicado no British Journal of Oral and Maxilofacial Surgery, o óleo do cravo- da-Índia é um ótimo aliado para combater a dor de dente.

O óleo é rico em eugenol, que tem propriedades analgésicas. Essa substância é inclusive utilizada, hoje em dia, em obturações, procedimento feito para corrigir cáries.

Existem várias formas de utilizá-lo. Você pode mascar o cravo, fazer bochecho com o chá ou aplicar um algodão com uma gota do óleo, misturado com gotas de outro óleo vegetal, por dois minutos.

Atenção aqui em, não pode deixar o algodão por mais de dois minutos. Caso contrário, além da dor de dente, você vai conseguir também queimaduras nas mucosas bucais.

Própolis

Com ação anti-inflamatória e analgésica, o própolis é um ótimo aliado para combater esse incomodo. Quem afirma a eficácia é um estudo publicado no The Journal of Nihon University School of Dentistry.

Segundo a pesquisa, para o efeito ser o esperado, a substância deve estar em uma solução de 5% para ser usada como enxaguatório bucal.

Existem também alguns sprays, que são comumente utilizados para dores de garganta, mas podem quebrar um galho nesses casos.

Quais os riscos da automedicação para dor de dente?

A automedicação sempre deve ser desaconselhada. Nesse caso, não é diferente. Isso porque os medicamentos, se não acompanhados por profissionais capacitados, podem ser perigosos para determinados públicos.

Além da possibilidade de alergias, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser contraindicados para pacientes com problemas renais, no fígado, hipertensos, cardíacos e com problemas gástricos.

Quando o dentista irá receitar algo?

De maneira geral, o dentista irá receitar algum medicamento nos casos de dor pós-operatória, como quando tiramos algum dente, por exemplo. Nesses quadros, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser indicados.

Antibióticos só serão receitados em casos de risco de infecção sistêmica ou de endocardite bacteriana.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress