fbpx
O maior canal de informação do setor

Estudo indica que aspirina pode ajudar no tratamento hospitalar da covid-19

97

Cientistas da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, concluíram que o uso precoce de aspirina em pacientes hospitalizados com quadro moderado de covid-19 pode reduzir a letalidade da doença. Segundo artigo publicado na revista científica Jama Network Open, o risco de morte foi reduzido em 13,6% no grupo de pessoas que foi tratada com o remédio desde o primeiro dia de internação.

Os pesquisadores analisaram dados de 112.269 pacientes de 64 sistemas de saúde nos Estados Unidos que participam do National Institute of Health’s National Covid Coorte Colaborativa (N3C). Além da menor mortalidade hospitalar em um período de 28 dias, quem recebeu a aspirina também foi relacionada a uma incidência mais baixa de embolia pulmonar. De acordo com os cientistas, os resultados justificam um estudo mais aprofundado em um ensaio clínico randomizado que inclui diversos pacientes com comorbidades cardiovasculares.

Os autores também fazem ressalvas quanto às limitações da pesquisa. Elas incluem a prevalência relativamente baixa de comorbidades, menor prevalência de obesidade no Reino Unido do que nos Estados Unidos e falta de diversidade racial e étnica na pesquisa.

A segurança dos pacientes também foi verificada. A principal preocupação era com o aumento de hemorragias no grupo que fez o uso do medicamento. Sendo assim, eles avisam que “os riscos da aspirina devem ser cuidadosamente avaliados antes do tratamento”.

Os pesquisadores também ressaltaram a importância de continuar buscando tratamentos hospitalares e ambulatoriais que sejam eficazes contra o coronavírus. “Apesar da disponibilidade de vacinas eficazes em países ricos, o covid-19 continua causando mais de 65.000 mortes por semana em todo o mundo, destacando a necessidade de terapias acessíveis e baratas para aqueles que não são vacinados”, argumenta o artigo.

O texto completo intitulado Associação do uso precoce de aspirina com mortalidade hospitalar em pacientes com covid-19 moderado pode ser lido na íntegra, em inglês, no site da Jama Network Open.

Fonte: Jornal Correio Braziliense – DF

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação