Um alerta da Agência de Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos levou a um recall de suplementos da Nestlé. A iniciativa foi voluntária e envolveu lotes do Stress-B-Plus, produto utilizado para aumentar o consumo de vitaminas B. As informações são do portal ND Mais.
O procedimento foi iniciado após a constatação de um erro na formulação do suplemento, que contava com niacina ao invés de niacinamida. A troca pode gerar efeitos adversos nos consumidores, com a coceira sendo apontada como a reação mais frequente entre os impactados. O efeito é conhecido como “rubor” e pode apresentar também sintomas como queimação e vermelhidão no rosto, braços ou peitos.
Mesmo com os contratempos sendo temporários, a FDA classificou a situação como uma Classe 2, o que significa que os riscos para os consumidores variam entre níveis moderados e altos.
Recall de suplementos da Nestlé: empresa se pronuncia
Ao comentar o caso, a Nestlé, responsável pela marca Douglas Labs, que produz o suplemento, estimou que ao menos 3.269 garrafas do suplemento ainda estão em circulação no mercado, e explicou a decisão de retirar o produto das prateleiras. “Embora a reação de rubor seja comum e temporária, o produto foi removido de todos os mercados afetados”, afirma a empresa em nota.