Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Fábrica da Eurofarma terá energia 100% renovável

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Energia 100% renovável
Foto: Eurofarma / Divulgação

 

Um dos grandes diferenciais da nova fábrica da Eurofarma em Montes Claros (MG) é a utilização de energia 100% renovável. A construção do complexo, de 325 mil m², tem o objetivo de ser o motor de crescimento da companhia pelos próximos 50 anos. Cerca de 800 empregos já foram gerados. As informações são do Hoje em Dia.

O empreendimento terá oito blocos produtivos, onde serão fabricados medicamentos sólidos e hormonais. Além disso, a planta dará início à criação de um novo Distrito Industrial na cidade, de acordo com a prefeitura. O primeiro foi construído no fim da década de 1960.

Com a instalação da Eurofarma, Montes Claros se consolida como polo farmacêutico, pois grandes empresas do ramo, como a Novo Nordisk, que produz insulina, a Vallée, fabricante de medicamentos veterinários e a Hipolabor, produtora de medicamentos gerais, já mantêm unidades na cidade.

Energia 100% renovável nas fábricas da Eurofarma

Além da utilização de energia 100% renovável, no local também está sendo utilizado um sistema de classificação ambiental sustentável, com a plantação de diversas mudas e árvores.

O complexo de Itapevi, em São Paulo também iniciou o uso de energia 100% renovável e o mesmo ocorrerá com as unidades de Ribeirão Preto (SP) e de São Paulo. O objetivo é que, com essa iniciativa, a emissão de carbono seja reduzida em 260 mil toneladas até 2038, contribuindo para a preservação do meio ambiente e promovendo práticas industriais alinhadas com um futuro mais sustentável.

“Alcançar esse marco só foi possível graças a uma parceria firmada em 2022 com a Ômega Energia para a construção de um parque eólico, essencial na estratégia de utilizar energia 100% renovável em nossas operações. Seguimos com o compromisso de cuidar do meio ambiente, antecipando tendências e atuando com emergência na redução de carbono de nossas atividades”, afirma Maria Del Pilar Muñoz, vice-presidente de sustentabilidade e novos negócios da Eurofarma.

O anúncio da parceria entre a Eurofarma e a Ômega Energia aconteceu em novembro de 2022, com previsão de início em 2024, mas a rapidez das obras permitiu iniciar, em julho, o uso de 100% de energia renovável no complexo industrial de Itapevi, que conta com as mais modernas instalações técnicas e novos conceitos de qualidade e de cuidados com o meio-ambiente. A unidade obtém as certificações internacionais como o Food and Drug Administration (FDA) e a The European Agency for the Evaluation of Medical Products (EMEA).

Ao todo, são aproximadamente 70 mil m² de área construída e 30mil m² de área preservada, com uma rica biodiversidade local com espécies de anfíbios, aves, mamíferos e répteis, além de espécies da flora nativa, algumas na lista de extinção, como a araucária, figueira-branca e a samambaiaçu ou xaxim.

A área construída reúne a fábrica, prédios administrativos, creche para os filhos dos colaboradores e um dos maiores centros de inovação da América Latina, o Eurolab, edificação com 21 mil m². O complexo deve suprir as necessidades atuais e futuras de crescimento da Eurofarma, contemplando não só o avanço no mercado brasileiro, mas também a expansão internacional da empresa.

O parque eólico Assuruá 4 é composto por 43 aerogeradores que atuam na transformação da energia cinética dos ventos em energia eólica, isso ocorre em virtude da movimentação de pás que movimentam turbinas e geradores para a produção de energia elétrica renovável e com zero emissão de carbono. O compromisso público assumido pela Eurofarma é de que, até 2027, todas as nossas operações tenham consumo exclusivo de energia renovável além de avançar na redução e neutralização das emissões diretas de carbono.

 

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress