O evento da Cimed na capital paulista mobilizou mais de 20 mil profissionais, parceiros, especialistas e líderes do mercado farmacêutico nacional, movimentando mais de R$ 500 milhões em três dias. O MSA 2025, ocorrido no São Paulo Expo de 21 a 23 de fevereiro, serviu de vitrine para a companhia apresentar mais de 70 lançamentos e anunciar sua estreia em novas categorias como nutrição e produtos infantis.
Os itens já estão chegando às prateleiras das farmácias e sustentarão a meta de R$ 10 bilhões de faturamento em 2030, mais que o dobro dos R$ 3,6 bilhões registrados em 2024. Para este ano, a projeção é fechar com R$ 5 bilhões de receita.
“O MSA é a materialização do nosso propósito de inovação e prosperidade, não apenas para a Cimed, mas para todo o mercado farmacêutico brasileiro. Trata-se de um evento feito para inspirar, conectar e transformar”, celebra João Adibe Marques, CEO da Cimed.
Evento da Cimed marca anúncio de R$ 2 bilhões de investimento
Durante o evento da Cimed, Adibe anunciou um ousado plano de investimento em pesquisa e inovação, que soma R$ 2 bilhões. A farmacêutica ainda destinou R$ 1,8 bilhão para ações de marketing. “Vamos aumentar a nossa capacidade produtiva em 86%, a fim de atingir a meta de 1 bilhão de unidades produzidas em 2029. E para isso contamos com um aporte extra de R$ 500 milhões nesse período”, ressalta o executivo.
O montante será destinado à expansão logística, com a inauguração do maior armazém de medicamentos do Brasil. Situado em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, o complexo terá 40 mil metros quadrados e mais de 40 mil posições pallets. A Cimed também planeja terceirizar parte da produção e construir uma nova planta focada na fabricação de produtos de higiene e beleza, em local ainda a ser definido.
“Estamos em Minas Gerais há mais de 20 anos. Mas em função das novas categorias nas quais pretendemos competir, a parte tributária tem peso considerável. Além disso, a volumetria do mercado de HPC com a nossa nova plataforma João e Maria será muito grande, o que incidirá no frete”, explica o executivo.
Paralelamente, a empresa está construindo quatro novos centros de distribuição. O primeiro, em Brasília (DF), já está quase pronto. Outros CDs serão inaugurados no interior de São Paulo e em mais duas localidades estratégicas ainda não divulgadas.
Foguete Amarelo visa a alavancar a farmácia independente
A Cimed também aposta na farmácia independente como motor de crescimento. A companhia atende cerca de 50 mil varejistas de pequeno porte, que representam 40% de seu faturamento.
Para fortalecer esse mercado, a empresa lançou o programa Foguete Amarelo. A plataforma, desenvolvida em parceria com o banco Safra, permite atuar em quatro problemas crônicos do pequeno empreendedor – estoque parado, mix inadequado de produtos, operação ineficiente e risco financeiro.
O projeto-piloto, iniciado em maio de 2022 e finalizado em novembro de 2024, já atendeu mais de 100 farmácias e tem o objetivo de atingir mais de 10 mil lojas durante a fase 5, em 2026 e 2027. “A proposta é que as drogarias participantes possam estocar produtos sem precisar pagar antecipadamente, quitando as compras apenas após a venda. O modelo de crédito + produto é o que chamamos de prateleira infinita”, detalha Adibe.
O piloto contou com a participação de drogarias de São Paulo e Santa Catarina. “Farmácias que contabilizavam faturamento de R$ 50 mil saltaram para R$ 70 mil após a adesão ao programa. Já as que tinham R$ 85 mil de receita passaram a registrar R$ 130 mil”, comemora o CEO.
Mais de 70 lançamentos no Summit farmacêutico
O MSA ainda foi palco para lançamentos em massa e a apresentação das estratégias de marketing previstas para as marcas. A linha Lavitan terá um portfólio ampliado, com estreia no mercado de nutrição esportiva, incluindo bebidas proteicas e suplementos. Nesse segmento, a meta é superar R$ 1 bilhão em faturamento até 2030.
A linha blockbuster Carmed passa a ter artigos de perfumaria com três fragrâncias de body splash. Já a marca João e Maria configura a entrada da companhia na categoria de cuidados infantis.
Presenças ilustres
O evento da Cimed também atraiu presenças ilustres. No dia 21, sexta-feira, o MSA recebeu o economista Joaquim Levy. O ex-ministro da Fazenda fez uma análise profunda sobre o cenário macroeconômico atual e as perspectivas para o futuro com base em temas como inovação e os impactos no mercado global.
O encontro contou com a abertura do Padre Fábio de Melo, no dia 22; e com a presença do apresentador Luciano Huck, que lançou oficialmente o Caminhão do Domingão. Com início no mês de abril, o veículo percorrerá o país premiando consumidores com três caminhões recheados de produtos, incluindo o portfólio da Cimed, além R$ 3 milhões em prêmios.
Outro destaque foi o debate com a participação de CEOs de grandes redes de farmácias do país e das duas maiores entidades do varejo farmacêutico brasileiro.
Estiveram presentes o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto; o presidente da Febrafar, Edison Tamascia; Marcello de Zagottis, COO da RD Saúde; Jonas Marques, CEO das Farmácias Pague Menos; Marcelo Cançado, diretor administrativo da Drogal; Marcos Colares, presidente do Grupo DPSP; Sérgio Maeoka, fundador da Nissei; Roberto Coimbra, diretor executivo da Panvel; Rodrigo Ahmed, diretor da Drogaria Venancio; e Alexandre Mattar, diretor executivo da Farmácia Indiana.