Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Exames e vacinas são fundamentais aos idosos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Segundo dados do IBGE, a população brasileira está envelhecendo e com o avançar da idade aumentam também os riscos de surgirem diversos tipos de doenças. Os especialistas do Delboni Auriemo prepararam um material com os principais exames que os idosos devem realizar e os principais cuidados que devem ser tomados nessa etapa da vida.

“Para quem está perto ou já chegou aos 60 anos, alguns exames tornam-se ainda mais importantes para conferir o estado geral do organismo e detectar precocemente doenças que ainda não se manifestaram”, explica a onco-hematologista Monika Conchon. “Em muitos casos, quanto mais cedo essas doenças forem diagnosticadas, maiores as chances de cura ou de controle”, finaliza o cardiologista do laboratório, Roberto Cury.

Os idosos, isto é, definição para pessoas com mais de 60 anos, somam 23,5 milhões de brasileiros e a previsão é que esse crescimento acelere. De maneira geral, a longevidade da população brasileira está aumentando.

CUIDADOS ESPECIAIS

Principais preocupações que o idoso deve ter para o envelhecimento saudável

– Ter um médico de confiança para exames de rotina e específicos para as queixas e anormalidades clínicas encontradas.
– Ter uma alimentação saudável.
– Praticar exercícios físicos de acordo com as possibilidades clínicas.
– Tomar as vacinas indicadas para a idade.
– Aferir a pressão arterial periodicamente.
– Usar sapatos confortáveis para evitar quedas.
– Usar preservativo para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, quando não estiver com parceiro fixo.
– Visitas anuais ao ginecologista no caso da mulher e ao urologista no caso do homem.

Vacinas do idoso

Quando tomar e quando não tomar

As vacinas recomendadas no calendário de vacinação do idoso incluem aquelas contra gripe, pneumonia pneumocócica, tétano, difteria, hepatites, febre amarela, tríplice viral, herpes zóster e meningite meningocócica, sendo que muitas delas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde gratuitamente através do SUS, enquanto algumas só podem ser adquiridas em clínicas particulares, como as contra hérpes zóster, meningococo e hepatite A, por exemplo.

A vacinação do idoso é muito importante para fornecer a imunidade necessária ao combate e prevenção de infecções, por isso, é essencial para melhorar a qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Além disso, deve-se ter atenção para as particularidades das vacinas, já que elas devem ser indicadas pelo médico, após avaliação das vacinações prévias, estado de saúde e imunidade da pessoa que irá receber a dose. Um exemplo é a vacinação contra a febre amarela, que não deve ser feita para todos os idosos, devido ao risco de efeitos colaterais em alguns casos.

Fonte: Liberal

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress