Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Executivo da indústria pede ambiente favorável à inovação

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Executivo da indústria
Foto: Divulgação

Em participação no Fórum RADAR, da FIESC, o executivo da indústria farmacêutica Carlos Sanchez, presidente do conselho de administração do Grupo NC, disse que o país precisa abrir o horizonte para a inovação no setor. As informações são do FIESC.

Para Sanchez, a mudança deve começar pela Anvisa. “A agência tem que mudar. A nossa agência hoje é uma agência de risco sanitário e tem que ser como a FDA – uma agência de risco sanitário e inovação. Isso muda tudo”, aponta.

Mesmo com os esforços das entidades setoriais da indústria farmacêutica, o presidente apontou que há uma série de regras que atrasam o desenvolvimento do setor e não há um movimento conciso de modernização regulatória.

Inovação promove acessibilidade, aponta executivo da indústria

Sanchez também apontou que mudanças práticas e simples podem transformar a relação dos pacientes com os medicamentos, como é o caso das bulas disponíveis em QR Code.

Segundo o executivo, esse formado promove a acessibilidade, pois possibilita versões destinadas a pacientes com deficiência auditiva ou visual.

Investimento em desenvolvimento no Brasil fica abaixo da média

Outro ponto destacado pelo profissional diz respeito ao investimento destinado ao desenvolvimento de novos tratamentos. Segundo Sanchez, a média no Brasil é de apenas 1,5% do faturamento revertido em aportes do tipo.

A título de comparação, a EMS, que faz parte do Grupo NC, reverte 9 % de seu faturamento, enquanto as empresas do exterior aportam aproximadamente 20%.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress