Entre 2024 e 2025, a fábrica da Novo Nordisk em Montes Claros (MG) receberá investimentos totais de R$ 864 milhões. O montante será utilizado para modernizar a planta e ampliar seus projetos de sustentabilidade. Entre os planos da farmacêutica estão atualizar sua frota elétrica, melhorar o uso de água da chuva e criar um centro de triagem e separação de itens para reciclagem.
“Anunciar esses investimentos é motivo de orgulho. Além disso, é uma oportunidade de gerar um impacto positivo para a cidade e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma Reinaldo Costa, vice-presidente corporativo da unidade.
Farmacêutica recebeu aval para expansão em setembro
O projeto de expansão da Novo Nordisk foi aprovado pelas autoridades ambientais de Minas Gerais no último mês de setembro. Os planos preveem a adição de 1.146 hectares (ha) de porção industrial aos 15.226 ha que já estão sob comando da empresa.
O empreendimento será utilizado para a fabricação de produtos de diagnósticos com sangue e hemoderivados, farmoquímicos (matéria-prima e princípios ativos), vacinas, produtos biológicos e/ou aqueles provenientes de organismos geneticamente modificados.
Fábrica da Novo Nordisk tem protagonismo na produção de insulina
A fábrica, que foi inaugurada em 2007, é responsável por 25% da insulina vendida pelo laboratório no mundo e 12% do medicamento disponível no mercado. Pensando em mercado, a unidade é responsável por um quarto de todas as exportações do setor feitas no país. Há cerca de seis anos, a Novo Nordisk é a principal fornecedora do remédio para o Sistema Único de Saúde (SUS), chegando a mais de 4,3 milhões de pacientes.