Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Fabricante de ecstasy também pode responder por venda ilegal de medicamento

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O homem de 29 anos, preso na terça-feira (18/12), suspeito de produzir comprimidos de ecstasy também tinha cerca de 27 comprimidos de cytotec, medicamento de venda restrita, usado clandestinamente para induzir ao aborto. Além de tráfico interestadual de drogas, o criminoso, que não teve o nome divulgado, também poderá responder por venda ilegal de medicamentos.

Segundo o titular da Coordenação de Combate às Drogas (Cord), Luiz Henrique Sampaio, o acusado terá de prestar esclarecimentos acerca dos comprimidos apreendidos. “Iremos questionar a procedência dos medicamentos e como ele os adquiriu. Se comprovado a venda para fins abortivos, ele também responderá pelo crime”, garante.

A venda clandestina de medicamento prevê prisão de 10 a 15 anos. No caso do tráfico interestadual de drogas, a pena varia de 5 a 15 anos. Agentes também apreenderam anabolizantes. “Estamos apurando o uso do material, contudo, acreditamos que era para consumo próprio”, explica o delegado Luiz Henrique Sampaio.
Continua depois da publicidade

Produção de sintéticos

A polícia chegou até o suspeito após a prisão de dois homens que distribuíam os comprimidos de ecstasy para traficantes menores do Distrito Federal. Estes dois acusados são de São Paulo e da Bahia.

“Todo o tráfico era realizado por envio postal. Para não levantar suspeita dos envios, os comprimidos eram embalados em plástico bolha ou em embalagem à vácuo”, informa Luiz Henrique Sampaio.

O homem produzia cerca de 50 mil comprimidos de ecstasy por mês, que eram enviados para todo o país. Ele agia há pelo menos dois anos. O laboratório ficava em um sítio alugado em área isolada de Joinville (SC).

“Encontrar um laboratório de sintéticos muda todo o rumo de investigação acerca desse tipo de droga. Atá chegarmos neste homem, acreditávamos que os comprimidos eram exportados”, frisou o delegado.

A polícia também irá investigar como o suspeito adquiria o princípio ativo da droga, o MDA. “Ele nos explicou que a substância está sendo sintetizada a partir de produtos usados em indústrias de fabricavam de produtos de limpeza”, detalha.

Fonte: Correio Braziliense


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/08/31/farmacias-nissei-anunciam-pedido-de-ipo-e-planejam-levantar-ate-r-1-bilhao/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress