Foto: FreepikAs farmácias brasileiras estão vivendo um período de falta do Ozempic. O medicamento da Novo Nordisk para diabetes teve seu uso off-label, para emagrecimento, popularizado, aumentando radicalmente sua demanda. As informações são do Valor Econômico
Em fevereiro, a Novo Nordisk relacionou a falta do medicamento para diabetes tipo 2 ao uso para emagrecimento e, na última quarta-feira, dia 23, reforçou sua posição contra a vertente de utilização: “[A Novo Nordisk] não endossa ou apoia a promoção de informações sobre a utilização dos medicamentos fora da bula”, afirma a empresa em nota.
Falta do Ozempic afeta farmácias em todo o país
O ritmo exacerbado de procura pelo fármaco afetou sua disponibilidade nos PDVs brasileiros, tornando seu abastecimento intermitente. A farmacêutica confirmou que o estoque das versões de 0,25, 0,5 e 1 miligrama do produto deve se reestabelecer “de forma gradual e não de imediata” até o final de 2024.
A RD Saúde, operadora das bandeiras Drogasil e Droga Raia, afirma que o Ozempic “está com abastecimento irregular no Brasil e no mundo, segundo o fabricante”. Uma unidade da Drogasil na zona sul da capital paulista está funcionando com um cartaz sob o balcão relacionado ao fármaco: “[O Ozempic] está com abastecimento irregular, sem previsão de normalização”. Um banner no site da Drogaria Araújo também avisa que o remédio “pode faltar nas farmácias”.