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Farma Ponte cresce 18% com digitalização e novos PDVs

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Farma Ponte cresce 18% com digitalização e novos PDVs

Com a abertura de 15 lojas só neste fim de ano, a Farma Ponte acelera seu ritmo de expansão para chegar a 150 farmácias em 2023. A rede, com presença em 42 municípios de São Paulo e de Minas Gerais, termina o ano com crescimento de 18% na receita, apoiada também pelo processo de digitalização.

No ano passado, a Farma Ponte atingiu faturamento de R$ 345,4 milhões, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O desempenho a posicionou como uma das 17 maiores redes do grande varejo farmacêutico nacional, hoje com 125 lojas.

“Esse desempenho nos dá sustentação para acelerar a ampliação de PDVs em curto prazo. A expansão segue o raio de 250 quilômetros de Sorocaba (SP), onde está nosso CD. Além disso, estamos de olho no mercado da Região Metropolitana de São Paulo”, observa o presidente Luiz Marcos Caramanti.

A aposta no entorno de Sorocaba acompanha a percepção dos consumidores. Em recente pesquisa Top of Mind da consultoria Ipeso, que mede o reconhecimento das marcas que atuam no interior paulista, a empresa foi a farmácia mais lembrada da região por 37% dos entrevistados, um aumento de 4,5% em relação a 2021. A Drogasil, segunda colocada, está a uma distância de 17 pontos percentuais.

Transformação digital puxa crescimento

As vendas online já respondem por 4% do faturamento da rede. O resultado reflete a implementação de um super app em 2020, que contempla delivery, e-commerce e um hub de saúde com serviços farmacêuticos, clínica de vacinação, testes laboratoriais remotos e telemedicina.

“Todo nosso ecossistema de produtos e serviços gira em torno dessa plataforma, que reforça a transformação digital como alicerce do nosso crescimento. Inclusive, a percepção positiva da marca ganhou força também com a incorporação da Farma Ponte a marketplaces como Consulta Remédios, Farmácias APP, iFood, Shopee e Submarino”, avalia Caramanti.

E como parte dessa estratégia alicerçada pela transformação digital, a empresa colocou em prática, no início de outubro, uma ferramenta de geolocalização que permite a comunicação dirigida ao público que visitou a farmácia ou está a cerca de 1,5 quilômetro do PDV. “Nas dez unidades onde instalamos o piloto desse programa de inteligência artificial, as vendas médias de novembro aumentaram de 10% a 15% em comparação à média do mês anterior”, revela.

Outra novidade é a incorporação da terapia digital do sono ao rol de serviços farmacêuticos do grupo, por meio da SleepUp, startup que integra o ecossistema da Farma Ventures. Disponível em 116 lojas, a jornada terapêutica do paciente inclui atividades como o preenchimento de um diário do sono, gestão medicamentosa, terapia cognitiva comportamental, anamneses, testes clínicos, recursos de meditação, relaxamento e telemedicina especializada em sono.

Agenda ESG também ganha prioridade

A rede deu início ainda a uma agenda ESG, fundamentada em dois mega projetos. Um deles prevê o descarte consciente de remédios e já conta com a participação de 100 farmácias. “Nos primeiros 12 meses, mais de 420 quilos de medicamentos tiveram destinação correta”, ressalta Caramanti. Outra novidade, que agora se estenderá a todas as lojas, é o sistema solar fotovoltaico dentro do CD. Em apenas três meses, a geração de energia evitou o despejo de 22 toneladas de CO² na atmosfera e o corte de 3.134 árvores.

“Estamos crescendo com inovação e sustentabilidade, mas sem perder a essência do atendimento à comunidade que sempre regeu nossa trajetória”, finaliza Caramanti.

FARMA PONTE

Fundação: 1990
Faturamento: R$ 345,4 milhões em 2021
Número de lojas: 125 em 42 municípios de Minas Gerais e São Paulo
Centro de distribuição: 1 na cidade de Sorocaba (SP)
Atendimentos mensais: 1 milhão
Número de colaboradores: 1.900

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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