O hub do sono chega às farmácias brasileiras. Em seu novo ciclo de expansão, a startup SleepUp estreia no varejo farmacêutico com a proposta de democratizar o acesso à saúde do sono, através da sua jornada completa do diagnóstico ao tratamento personalizado, com a primeira plataforma de terapia digital para distúrbios do sono na América Latina. O problema já afeta 73 milhões de brasileiros.
Validada pela Anvisa, a plataforma já está disponível nas lojas da Farma Ponte no interior de São Paulo e em uma unidade licenciada da Drogarias Ofertão no bairro de Ipanema (RJ). A empresa também marcou presença no Abrafarma Future Trends, onde avançou em negociações com outras grandes redes regionais.
“A farmácia é o primeiro ponto de contato do brasileiro com sua saúde, o que ganhou ainda mais evidência durante a pandemia. E a incorporação do hub do sono ao portfólio de serviços está plenamente alinhada com a missão do setor de ser o canal primário de atenção ao paciente”, avalia Renata Redondo Bonaldi, sócia e cofundadora da SleepUp.
Na Farma Ponte, a terapia digital do sono já é uma realidade nos 116 PDVs da rede. “A inovação vai ao encontro do nosso objetivo de nos posicionarmos como um ecossistema digital e de serviços, estimulando o papel da farmácia em favor da qualidade de vida. Inclusive, estamos capacitando farmacêuticos e profissionais de balcão para assimilar conhecimentos sobre a jornada do sono”, destaca Ricardo Silveira, gerente de marketing e treinamento da rede, que projeta até criar um categoria de produtos do sono.
Vinicius Tadeu de Oliveira, responsável pela unidade licenciada da Ofertão, apostou na plataforma especialmente em função do perfil do público que frequenta a loja. “Temos um expressivo contingente de idosos, com bom poder aquisitivo e que buscam na farmácia um mix de serviços diferenciados”, explica. “Nossa ideia é fazer da unidade de Ipanema um piloto, mas já queremos propor a incorporação da terapia digital às mais de 80 lojas da rede no Rio de Janeiro”, antecipa.
Hub do sono em ciclo de expansão
Para viabilizar a atuação no varejo farmacêutico, a startup teve um importante respaldo da Farma Ventures. A primeira venture builder dedicada ao varejo farmacêutico brasileiro, vinculada à FCJ Venture Builder, acaba de incluir a SleepUp ao seu ecossistema. Em paralelo, a empresa firmou uma parceria com a Gaslive, especialista em produtos e serviços respiratórios e detentora do CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) – equipamento utilizado para o tratamento da apneia do sono e passa a ser o software oficial para monitoramento e tratamento de terapia respiratória, com o objetivo de aumentar o sucesso terapêutico e adesão ao tratamento.
A SleepUp também está estruturando uma série de cursos para orientar farmacêuticos e balconistas sobre os distúrbios do sono. “É uma situação ainda muito negligenciada e o acesso a especialistas é escasso e caro. A farmácia, por meio das salas de assistência clínica, se tornará o ponto focal para a democratização da saúde do sono, educando o paciente”, pontua Renata.
A SleepUp lançou o seu produto em meio à pandemia de 2020, por iniciativa de Renata e da irmã Paula Redondo, e hoje está entre as “100 Startups to Watch” de 2022, premiação realizada pela PEGN, Época e Editora Globo. Em sua jornada, já passou por inúmeras aceleradoras e incubadoras, acumulou diversos prêmios e fomentos para pesquisa, com destaque para a Fapesp PIPE 2, um programa de apoio da Fapesp a pequenas empresas no estado de São Paulo e captou seu investimento pre-seed em 2021.
“Com uma base coberta de mais de 100 mil pessoas, o nosso crescimento em número de assinantes mensais é superior a 200%”, conta Renata. Por meio de um aplicativo disponível para Android e iOS, a plataforma promove terapias comportamentais e cognitivas baseadas em protocolos clínicos da medicina do sono e da psicologia. A jornada terapêutica do paciente inclui atividades como o preenchimento de um diário do sono, gestão medicamentosa, terapia cognitiva comportamental, anamneses, testes clínicos, recursos de meditação, relaxamento e telemedicina especializada em sono.
“Também dispomos de um dashboard populacional, o que pode ser uma ferramenta preciosa para as farmácias avaliarem os indicadores de sono de seus clientes”, acrescenta. A startup oferece três produtos para as farmácias, que incluem os planos de licença da terapia digital, telemedicina e o teste de sono domiciliar, além de um protocolo de triagem farmacêutica de distúrbios do sono. As farmácias interessadas em conhecer o trabalho da SleepUp podem acionar a Thabita Maganete: thabita.maganete@sleepup.com.br.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico