A farmácia francesa Citypharma passou a aceitar o PIX como uma das formas de pagamento da empresa. A decisão vem pelo forte movimento de turistas em uma de suas lojas em Paris. As informações são do Baguete.
Localizada na região central da capital, a drogaria é conhecida pelos preços mais em conta de seus cosméticos, o que atrai consumidores brasileiros de passagem pela Cidade Luz. Com a flexibilização na forma de pagamento, o objetivo da empresa é atrair ainda mais viajantes.
Realizada por meio de uma plataforma para compras internacionais, a transação conta com uma taxa de serviço de 3% sobre a conversão do Euro para o Real. A solução também está disponível em mais de 30 outros estabelecimentos parisienses.
Farmácia francesa “se adiantou” ao Banco Central
A Citypharma acabou sendo mais rápida que o Banco Central. Isso porque o órgão já planeja uma internacionalização do PIX, mas ainda está estudando como levar a solução para o resto do mundo.
Mesmo nessa fase inicial, a França ainda não estaria contemplada no projeto. Os países que negociam com o Brasil para contar com a solução de pagamentos são o Chile, Colômbia, Equador e Uruguai.
Ainda não há uma data para o “PIX internacional” estar disponível para os brasileiros, mas a expectativa é ele seja lançado ainda em 2024.