Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pesquisa traça perfil do shopper da farmácia independente

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácia independente tem sete minutos por mês para impactar o shopperQuem compra na farmácia independente? Estudo da Bayer mapeou o perfil de comportamento do consumidor nesse canal e revela que ele vai à loja apenas uma vez ao mês, permanecendo no ponto de venda por sete minutos.

“Ou seja, a farmácia tem apenas uma chance em um curto espaço de tempo para impactar o shopper e isso requer uma loja muito bem organizada, com bom atendimento e sortimento variado”, afirma Caio Rubio, shopper marketing da farmacêutica.

O executivo participou, juntamente com Pierre Vasconcelos, gerente de contas da Bayer, do programa Papo de Varejo comandado por Patrícia Austregesilo, diretora executiva da Distribuidora Ibiapina Saúde. “O canal independente é um dos maiores para todas as indústrias farmacêuticas, com muitas oportunidades. E o objetivo da empresa é aumentar a presença nesse canal, criando estratégias para reativação”, ressalta Vasconcelos.

A pesquisa da Bayer foi conduzida pela Ipsos de fevereiro a abril de 2021, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, que são as principais praças de atuação do canal independente no Brasil. Foram 500 entrevistas, tanto presenciais como online.

Confira os principais pontos do estudo:

  • O cliente da farmácia independente é predominantemente feminino: 67% desse público são mulheres, com média de idade de 40 anos, sendo que 28% estão entre 35 e 44 anos e 25% entre 25 e 34 anos
  • 64% do público é composto pela classe C e 33% pela classe B
  • Na categoria de vitamina C, o percentual é ainda maior, onde 88% do público é feminino oriundo da classe B
  • A compra exige em torno de sete minutos, mas o tempo cai para cinco no caso de medicamentos para dor e febre – categoria que estimula o consumo imediatista
  • Já para categorias como vitamina C, dermocosméticos, antiassaduras e antifúngicos ginecológicos, que possuem uma gama maior de produtos, o shopper passa de nove a dez minutos no PDV
  • Cerca de 50% dos consumidores vão à farmácia já sabendo o produto e a marca que irão adquirir. A outra metade (47%), é composta por pessoas que fazem a compra de necessidade imediata, quando saem do médico e buscam medicamentos para tomar no próximo dia, por exemplo
  • 70% da venda de dermocosméticos, produtos antiassaduras e vitaminas decorre de compras planejadas. Já 11% compram quando há promoção
  • Preço não é o fator mais decisivo para a ida à farmácia. Somente 4% definem a compra procurando apenas promoção
  • Na motivação da compra, o fator decisivo é a recomendação (45%), seja da prescrição, amigos e familiares ou do próprio balconista / farmacêutico
  • Somente 30% compram na mesma farmácia

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/cesta-de-higiene-beleza-volta-ao-nivel-pre-pandemia/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress