Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácia mais antiga do Brasil fica no interior de SP

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácia mais antiga do Brasil

Você conhece a farmácia mais antiga do Brasil? Em julho do ano passado, o Panorama Farmacêutico fez uma reportagem contando a história da Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella, que ostenta 801 anos e é o estabelecimento do gênero mais velho do mundo. Mas quem detém o título em território nacional?

Fundada em 1830, a Pharmacia Popular mereceu a alcunha de farmácia mais antiga do Brasil. Localizada no número 156 da Rua Manoel Aguiar, na cidade de Bananal, distante 326 quilômetros da capital paulista, a botica funcionou como loja museu até fechar definitivamente as portas em 2011, após a morte do proprietário Plínio Graça.

- Advertisement -

Até então, a farmácia/museu preservava o acervo histórico da época da monarquia em suas prateleiras e equipamentos, além dos balcões em pinho de Riga, ornados por ânforas de cristal. O chão era todo revestido com ladrilhos franceses de estilo neoclássico. Atualmente, o que resta é a fachada e grande parte do mobiliário original foi vendida e retirada do local.

História da farmácia mais antiga do Brasil

Pharmacia Popular
Foto: Reprodução São Paulo Antiga

Inaugurada no final do século 19 pelo francês Tourin Domingos Mosnier, com o nome de Pharmacia Imperial, a botica mudou de nome com o fim da monarquia brasileira. Com isso, em dezembro de 1889 passou a se chamar Pharmacia Popular. Em 1922, o estabelecimento foi adquirido pela família Graça, que administrou o estabelecimento por 89 anos, sendo as últimas três décadas também como um museu, transformando-a num dos pontos históricos da cidade de Bananal.

Com informações do site São Paulo Antiga e da Wikipedia.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress