Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácias Associadas devem alcançar 1.100 lojas em 2021

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácias Associadas devem alcançar 1100 lojas em 2021Maior rede associativa do varejo farmacêutico nacional em faturamento, as Farmácias Associadas começam o ano com mais de mil pontos de venda. O volume de lojas só é inferior ao dos três maiores players do setor – RaiaDrogasil, Grupo DPSP e Farmácias Pague Menos. Agora, a meta é inaugurar mais 100 unidades até o fim do ano.

A rede gaúcha atingiu um faturamento de R$ 1,34 bilhão no ano passado, o que corresponde a um crescimento de 14,3% em relação a 2019. No Rio Grande do Sul, é a terceira maior receita do varejo farmacêutico, depois das Farmácias São João e da Panvel.

Além do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul, estados onde já atuava, a empresa fechou dezembro com 125 novas lojas cadastradas. “Foi um ano em que inauguramos presença em Santa Catarina e Goiás, regiões onde devemos intensificar nossas operações ao longo de 2021”, afirma o presidente Ricardo Silveira.

Expansão para o Centro-Oeste e Sul

Fundada em Porto Alegre no final de 1999 e atualmente afiliada à Febrafar, as Farmácias Associadas passaram quase duas décadas atuando somente no Rio Grande do Sul, com foco especial nas cidades do interior. Em 2018, juntaram-se ao projeto os primeiros associados de Mato Grosso do Sul, que hoje já concentra 85 lojas em 45 cidades. Goiás e Santa Catarina reúnem 16 e duas unidades, respectivamente.

“Queremos consolidar a marca nesses dois novos estados, sem deixar de seguir à procura de associados identificados com o nosso projeto no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, onde ainda há muito espaço para crescer”, salienta o executivo.

Vacinação de Covid-19

Nas próximas semanas as lojas da rede em Porto Alegre também passarão a ser postos de vacinação contra a Covid-19, fruto de uma parceria entre a prefeitura e as farmácias da iniciativa privada. Já as lojas do interior do estado atuarão na vacinação contra a gripe.

Silveira ressalta que o trabalho de atenção farmacêutica da rede faz parte de uma estratégia que teve início há cinco anos, quando implementou um curso de pós-graduação para 80 farmacêuticos. “Recentemente reiniciamos nosso projeto Clínicas Associadas, coordenado por um grupo de farmacêuticos habilitados para implementar o modelo de farmácia clínica nas unidades, com o objetivo de prestar serviço de saúde à população”, explica.

A ideia é ter as salas em 600 farmácias. Um diferencial é que, em 40% das lojas da rede, o proprietário ou algum parente que participa do negócio é farmacêutico de formação. “Isso contribui para aumentar o comprometimento do gestor com a implementação e gestão dos serviços farmacêuticos. Essa conexão com o público fortalece o papel da farmácia como agente de saúde pública e deve ser a tônica do setor nos próximos anos”, acrescenta Silveira.

Conexões com a indústria

Como no ano passado, em função da pandemia, as Farmácias Associadas não terão a sua tradicional Convenção & Feira de Negócios. “Vamos novamente realizar pequenos eventos online a fim de estimular os negócios entre os associados, a indústria e demais fornecedores, com várias edições ao longo do ano. A primeira ocorreu agora em março, já temos uma data definida para novembro e vamos encaixar mais datas no decorrer dos meses”, comenta.

Outra meta para o próximo semestre é lançar o aplicativo de vendas no qual o cliente pode adquirir os produtos na loja mais próxima de sua residência. “O projeto-piloto foi implementado no ano passado em três lojas e segue sendo ampliado para ganhar a adesão de mais farmácias da rede”, finaliza Silveira.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/29/rfxcel-desenvolve-hub-para-monitorar-medicamentos-da-industria-ao-consumidor/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress