Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

Farmácias do Centro-Oeste crescem 30% em dois anos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácias do Centro-Oeste

O Panorama Farmacêutico dá início a uma série de reportagens que analisam o desempenho das farmácias em cada região do país. A primeira radiografia é dedicada ao Centro-Oeste, que apresentou um consistente avanço de 30% nos últimos dois anos e forma 8% do faturamento total do setor.

Em 2021, o varejo farmacêutico chegou à receita de R$ 12,64 bilhões na região, contra R$ 9,71 bi de 2019. Os dados da IQVIA revelam uma evolução tímida na casa dos 5-6% antes da pandemia, mas a Covid-19 foi decisiva para transformar esse cenário.

Evolucao das farmacias no Centro Oeste em R bilhoes
Fonte: IQVIA

Quem domina a região?

As redes mantêm o domínio no Centro-Oeste, com share de 41% e faturamento de R$ 5,16 bilhões. Mas há cinco anos a realidade era bem diferente. A liderança pertencia às farmácias independentes, que respondiam por 47% do volume de negócios e hoje viram o percentual cair para 36%. Quem ocupou esse espaço foram as franquias e o associativismo, cuja representatividade saltou de 14% para 23% desde 2017.

 

Share do varejo farmaceutico por nicho em bilhoes de R e

Atento a essa tendência, o Grupo CB Drogarias montou em janeiro de 2020, antes de estourar a pandemia, um escritório em Cuiabá (MT). A rede, que trabalha com o modelo de licenciamento de marca, hoje colhe os frutos. Em 2021, o faturamento médio das lojas aumentou 27%, com picos de 45% em algumas unidades. O volume de PDVs na região saltou de 55 para 72 em um ano.

Distribuidoras de olho

O perfil das farmácias também amplia a importância das distribuidoras. Com matriz em Ribeirão Preto (SP) e atuação sólida no interior paulista, a Dislab fincou bandeira no Centro-Oeste em 2019 e estreou no mercado mato-grossense, ao assumir o controle acionário da Disnat.

Já o Grupo Centrofarma projeta crescer 15% em 2022, na esteira dos novos hábitos do consumidor brasileiro. A empresa, que tem como foco a área de puericultura, genéricos, similares e correlatos, também passou a trabalhar com produtos do segmento alimentar. “Ganhamos espaço no segmento de suplementação, chás e produtos naturais”, afirma o diretor Murillo Queiroz.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacia-reduzir-dependencia-de-testes/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress