Farmácias da América do Sul desembarcam no Brasil


Redes de farmácias da América do Sul desembarcaram em São Paulo (SP) para acompanhar a programação do Abrafarma Future Trends, que atraiu mais de 6 mil empresários, executivos e dirigentes para o Distrito Anhembi nos dias 13 e 14 de agosto (ver abaixo galeria de fotos do congresso). A delegação de 13 representantes do varejo farmacêutico internacional buscou apreender lições do setor que vem reinventando suas operações e caminha para R$ 100 bilhões de faturamento.
O grupo participou do congresso por meio de uma iniciativa da Close-Up International, que estimula o intercâmbio entre farmácias do continente por meio da participação em eventos e visitas técnicas aos pontos de venda. Na edição deste ano, estiveram presentes executivos do Paraguai e do Peru. Também está prevista a ida de representantes da região para o Encontro Farmarcas, que acontecerá entre os dias 28 e 31 de agosto na capital paulista.
Países como Argentina, Colômbia, Chile e México também vieram ao Brasil nos anos anteriores para assimilar lições do varejo farmacêutico nacional. “Muito além do desempenho financeiro das redes, o que vem chamando a atenção desses mercados é a transformação do modelo de negócios do grande varejo e o próprio perfil da Abrafarma. A entidade não se limitou ao papel institucional e assumiu um viés comercial determinante para dinamizar o setor”, argumenta Paulo Paiva, vice-presidente Latam da Close-Up International.
Farmácias da América do Sul enfatizam experiência no varejo brasileiro
As farmácias da América do Sul enxergam no varejo brasileiro um parâmetro a ser seguido, especialmente no que se refere à cultura da experiência no ponto de venda. E a rede Farmacias Peruana vem incorporando esses exemplos. Líder de mercado no Peru, com mais de 2,4 mil unidades, a companhia adotou o formato de beauty shop nas lojas da Mifarma, uma de suas duas bandeiras – a outra é a Inkafarma, com modelo mais calcado na venda de medicamentos.
“Na Mifarma, temos procurado reforçar o portfólio de higiene e beleza justamente para estimular um novo comportamento de consumo. Também ampliamos o mix de produtos nutricionais, considerando a crescente preocupação dos clientes com a imunidade”, comenta o diretor comercial Renzo Portocarrero. O executivo destacou a área de expositores do Future Trends, reunindo mais de 90 fornecedores. “É um grande showroom de marcas, que, juntamente com a programação de palestras, ajuda a nortear tendências de todo o setor”, acrescenta.
No Peru, as redes de farmácias detêm em torno de 14% dos pontos de venda, mas concentram 65% do faturamento. A fatia restante da receita está nas mãos das independentes, cuja penetração está em queda. Porém, a digitalização ainda é incipiente, já que somente 3% a 4% das vendas são oriundas dos canais online.
Mercado paraguaio quer mais intercâmbio e menos restrição regulatória
A realidade é similar no Paraguai, embora o fosso ainda seja um pouco menor. As redes totalizam 50% do volume de negócios e agora direcionam mais esforços para as vendas digitais. A consolidação setorial teve como um dos marcos a aquisição da Farmacenter pelo Grupo Cartes, uma das maiores holdings multimarcas do país. A operação ocorreu há três anos e representou a estreia do conglomerado no varejo farmacêutico. Com mais de 40 anos de mercado, a rede administra 200 unidades.
A Farmacenter sobressai no mercado local pela concepção do layout de lojas com base nas regiões onde atua. Em bairros de maior poder aquisitivo, a varejista implementou pontos de venda premium, com um mix ampliado de higiene e beleza. O diretor geral Luciano Marroni, entretanto, entende que é necessário que as farmácias da América do Sul expandam os horizontes e o intercâmbio de tendências.
“Inclusive lanço uma sugestão. Poderíamos pensar na ideia de estruturar uma espécie de Abrafarma Latam. Seria uma associação capaz de incentivar o benchmarking e criar parâmetros de gestão comercial que ajudem a reinventar o varejo latino-americano”, recomenda.
O setor também luta para mudar a realidade regulatória no Paraguai, onde a legislação sobre a operação das farmácias não sofre alterações desde os anos 1960. Victor Muñoz, diretor da Punto Farma, decidiu encarar esse desafio à frente da Cafap, entidade que agrega as cadeias locais.
“O Brasil é um exemplo de como as mudanças no marco legal podem contribuir para uma farmácia mais diversificada na oferta e capaz de fidelizar, de fato, o consumidor”, observa. Com 630 lojas, a Punto Farma vem trabalhando com o formato de lojas mais amplas, de até 600 m², e defende a liberação de artigos na conveniência nas unidades.
-
Guilherme Serrano, VP da CVS Health - exemplo de reinvenção da farmácia - Guilherme Serrano, VP da CVS Health – exemplo de reinvenção da farmácia
-
Presença de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, atesta relevância do grande varejo farma na atividade econômica - Presença de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, atesta relevância do grande varejo farma na atividade econômica
-
Sergio Mena Barreto, da Abrafarma - redes associadas dobram de tamanho em cinco anos - Sergio Mena Barreto, da Abrafarma – redes associadas dobram de tamanho em cinco anos
-
Conselho Diretivo da Abrafarma em integração com autoridades - Conselho Diretivo da Abrafarma em integração com autoridades
-
Grande varejo, associativismo e indústria conectados, com Serafim Branco (Abrafarma), Edison Tamascia (Febrafar) e Tiago Vicente (PróGenéricos) - Grande varejo, associativismo e indústria conectados, com Serafim Branco (Abrafarma), Edison Tamascia (Febrafar) e Tiago Vicente (PróGenéricos)
-
Adão Fonseca (Melhor Compra), Nilson Ribeiro e Douglas Silva (Abrafad) colocam o associativismo na área - Adão Fonseca (Melhor Compra), Nilson Ribeiro e Douglas Silva (Abrafad) colocam o associativismo na área
-
Ronaldo Olivo (Kayoah) e José Assef (Limay) em busca de novas frentes de negócios - Ronaldo Olivo (Kayoah) e José Assef (Limay) em busca de novas frentes de negócios
-
Encontro iluminado e com tempero mineiro de Luciano Guedes (Minas-Brasil) e André Justino (Flux Farma) - Encontro iluminado e com tempero mineiro de Luciano Guedes (Minas-Brasil) e André Justino (Flux Farma)
-
Distribuição e associativismo marcam presença na feira - Nilson Ribeiro (Abrafad), Juliano Vinhal, Vinicius Dallovo, Jony Sousa (Abradilan) e Nelson Barrizelli - Distribuição e associativismo marcam presença na feira – Nilson Ribeiro (Abrafad), Juliano Vinhal, Vinicius Dallovo, Jony Sousa (Abradilan) e Nelson Barrizelli
-
Ricardo Zuccollo (Unilever) e Eduardo Terra (BTR Retail) prestigiam o evento - Ricardo Zuccollo (Unilever) e Eduardo Terra (BTR Retail) prestigiam o evento
-
Entidades em peso no evento Renato Porto (Interfarma), Ivan Coimbra (Abradilan), Oscar Yasbek Filho (Abafarma), Rafael Espinhel (ABCfarma) e André Bedran (Sincofarma) - Entidades em peso no evento Renato Porto (Interfarma), Ivan Coimbra (Abradilan), Oscar Yasbek Filho (Abafarma), Rafael Espinhel (ABCfarma) e André Bedran (Sincofarma)
-
Guilherme Serrano, da CVS Health, fala sobre adesão ao tratamento, digitalização e uso estratégico de dados nas farmácias - Guilherme Serrano, da CVS Health, fala sobre adesão ao tratamento, digitalização e uso estratégico de dados nas farmácias
-
Alex Terra (Midfy), Miguel Gallego (Spock DM) e Caroline Mayer debates a tendência real do retail media - Alex Terra (Midfy), Miguel Gallego (Spock DM) e Caroline Mayer debates a tendência real do retail media
-
Eliane Rodrigues, Marcelo Polacow, Daniel Pereira, Jauri Siqueira Jr., Patricia Abreu, Nicole Lima, Luiz Jr. e Francisco Rodrigues debatem a necessidade urgente da revisão da RDC 44 - Eliane Rodrigues, Marcelo Polacow, Daniel Pereira, Jauri Siqueira Jr., Patricia Abreu, Nicole Lima, Luiz Jr. e Francisco Rodrigues debatem a necessidade urgente da revisão da RDC 44
-
Equipe Interplayers, com Rodrigo Galesi, Gustavo Pires e Gisele Salles - Equipe Interplayers, com Rodrigo Galesi, Gustavo Pires e Gisele Salles
-
Hertz prestigiou o estúdio de entrevistas da Abrafarma, com Arthur Hertz e Karla Lima Vilar - Hertz prestigiou o estúdio de entrevistas da Abrafarma, com Arthur Hertz e Karla Lima Vilar
-
Sergio Mena Barreto e Walter Jorge João - Abrafarma e CFF em sintonia - Sergio Mena Barreto e Walter Jorge João – Abrafarma e CFF em sintonia
-
Encontro casual de líderes com Mário Queirós (Pague Menos), João Adibe (Cimed) e Sergio Mena Barreto (Abrafarma) - Encontro casual de líderes com Mário Queirós (Pague Menos), João Adibe (Cimed) e Sergio Mena Barreto (Abrafarma)
-
Thiago Cançado e o tio Marcelo, da Drogal - família unida até no networking - Thiago Cançado e o tio Marcelo, da Drogal – família unida até no networking
-
Alessandro Vieira, Bruno Felicio, Priscila Santos e Sara Ferreira promovendo a Unicharm para novas redes - Alessandro Vieira, Bruno Felicio, Priscila Santos e Sara Ferreira promovendo a Unicharm para novas redes
-
Patrícia Amaral, da Cremer, apresentando lançamentos e SKUs diferenciados - Patrícia Amaral, da Cremer, apresentando lançamentos e SKUs diferenciados
-
Felipe Volisch, da Nestlé, em reflexão sobre o cliente no centro das conexões comerciais - Felipe Volisch, da Nestlé, em reflexão sobre o cliente no centro das conexões comerciais
-
Como sempre, os fundadores das Farmácias Pague Menos esbanjaram empolgação por novos relacionamentos - Como sempre, os fundadores das Farmácias Pague Menos esbanjaram empolgação por novos relacionamentos
-
José Moreira (ECO Diagnóstica), com Roberto Canquerini (São João), Vinicius Pereira e Rodrigo Moura (ambos da ECO Diagnóstica) e Jauri Siqueira (Clinicarx) - José Moreira (ECO Diagnóstica), com Roberto Canquerini (São João), Vinicius Pereira e Rodrigo Moura (ambos da ECO Diagnóstica) e Jauri Siqueira (Clinicarx)
-
Donino Neto, João Santos e Sérgio Cardinalli, da Eurofarma, com foco na linha dermo OAZ - Donino Neto, João Santos e Sérgio Cardinalli, da Eurofarma, com foco na linha dermo OAZ
-
Alidiane Ataíde e Raquel Fernandes, da Vit Gold Suplementos, revelam mercado em franca ascensão no canal - Alidiane Ataíde e Raquel Fernandes, da Vit Gold Suplementos, revelam mercado em franca ascensão no canal
-
Aline Mendonça e Elisabete Duarte marcaram estreia da MedQuímica no Future Trends - Aline Mendonça e Elisabete Duarte marcaram estreia da MedQuímica no Future Trends
-
Paschoal Simões representou a Profarma e estimulou conexões entre atacado e varejo - Paschoal Simões representou a Profarma e estimulou conexões entre atacado e varejo
-
A informação como ativo financeiro na visão de Ivan Engel (Close-Up), Olegário Araújo (Inteligência 360) e Fabio Camparini (Smart Sell Pro) - A informação como ativo financeiro na visão de Ivan Engel (Close-Up), Olegário Araújo (Inteligência 360) e Fabio Camparini (Smart Sell Pro)
-
O trio da Farmacon, Leandro Curado, Sérgio Vianna e Marcus Cordeiro, defende o conceito de inteligência tributária - O trio da Farmacon, Leandro Curado, Sérgio Vianna e Marcus Cordeiro, defende o conceito de inteligência tributária
-
Hugo Martins e Leandro Aguilar destacaram o pipeline de higiene pessoal da Softys - Hugo Martins e Leandro Aguilar destacaram o pipeline de higiene pessoal da Softys
-
Vicente Falconi e Alexandre Ribas, da Falconi, partilharam ensinamentos sobre ciência de dados e governança - Vicente Falconi e Alexandre Ribas, da Falconi, partilharam ensinamentos sobre ciência de dados e governança
-
Com Caroline Amaral, Catarinense aposta na tradição da marca Melagrião - Com Caroline Amaral, Catarinense aposta na tradição da marca Melagrião
-
Daniela de Almeida, da Coca-Cola - atenção às farmácias como hubs de conveniência - Daniela de Almeida, da Coca-Cola – atenção às farmácias como hubs de conveniência
-
Marilyzzi Pereira, da Prati-Donaduzzi, reforçou o olhar para o cliente no centro - Marilyzzi Pereira, da Prati-Donaduzzi, reforçou o olhar para o cliente no centro
-
Daniele Laranjeiras, da BIM Distribuidora, mira as grandes redes na estratégia de expansão - Daniele Laranjeiras, da BIM Distribuidora, mira as grandes redes na estratégia de expansão
-
Fabiano Faria e Estefani Pereira, da Cimed, enfatizaram sucessos de Carmed e Lavitan - Fabiano Faria e Estefani Pereira, da Cimed, enfatizaram sucessos de Carmed e Lavitan
-
Adriana Gomes, Modesto Araujo, Alex Campos e Eduardo Cavalcanti - encontro de amigos - Adriana Gomes, Modesto Araujo, Alex Campos e Eduardo Cavalcanti – encontro de amigos
-
Angelo Vieira ( Farmarcas) e Rafael Tavares (Pharlab) trocam ideias no Future Trends - Angelo Vieira ( Farmarcas) e Rafael Tavares (Pharlab) trocam ideias no Future Trends
-
Antonio Pedro e Cristiane Feijó, da BHS Brasil, prestigiando a feira - Antonio Pedro e Cristiane Feijó, da BHS Brasil, prestigiando a feira
-
Arena Verde - Breno Barros (Falconi) e Robledo Castro (Pague Menos) falam sobrfe eficiência digital - Arena Verde – Breno Barros (Falconi) e Robledo Castro (Pague Menos) falam sobrfe eficiência digital
-
Carolina Catache, Danilo Nascimento, Priscila Moreira, Cinthia Ribeiro, Rodrigo Bravo e Marcus Sanchez celebram ritmo de lançamentos da EMS - Carolina Catache, Danilo Nascimento, Priscila Moreira, Cinthia Ribeiro, Rodrigo Bravo e Marcus Sanchez celebram ritmo de lançamentos da EMS
-
Com Juliana Napolitano, a Linea aposta as fichas em novo snack proteico - Com Juliana Napolitano, a Linea aposta as fichas em novo snack proteico
-
Diego Barreto, CEO do iFood, fala sobre a relevância do varejo farma para a plataforma - Diego Barreto, CEO do iFood, fala sobre a relevância do varejo farma para a plataforma
-
Distribuição e varejo em pleno entrosamento, com Ezio Jr. (GAM), Ivan Coimbra (Abradilan), Rodrigo Ahmed (Venancio) e Vinicius Dall´Ovo (Abradilan) - Distribuição e varejo em pleno entrosamento, com Ezio Jr. (GAM), Ivan Coimbra (Abradilan), Rodrigo Ahmed (Venancio) e Vinicius Dall´Ovo (Abradilan)
-
Drogaria Araujo - Ativações das redes fazem sucesso no evento - Drogaria Araujo – Ativações das redes fazem sucesso no evento
-
Drogaria Indiana - Ativações das redes fazem sucesso no evento - Drogaria Indiana – Ativações das redes fazem sucesso no evento
-
Drogarias Globo - Ativações das redes fazem sucesso no evento - Drogarias Globo – Ativações das redes fazem sucesso no evento
-
Edson Neves, gerente Regional do Grupo Boticário ao lado do mascote da Australian Gold - Edson Neves, gerente Regional do Grupo Boticário ao lado do mascote da Australian Gold
-
Equipe Nissei em peso no Future Trends - Equipe Nissei em peso no Future Trends
-
Farmácia Indiana, representada por Fabiano Resende e Cristina Brochado, premiou parceiros da indústria como o Grupo NC, com Adelita Moura e Osmar Junior - Farmácia Indiana, representada por Fabiano Resende e Cristina Brochado, premiou parceiros da indústria como o Grupo NC, com Adelita Moura e Osmar Junior
-
Farmácias São João - Ativações das redes fazem sucesso no evento - Farmácias São João – Ativações das redes fazem sucesso no evento
-
Fernando Mattoso Lemos, do Google Cloud Consulting, reflete sobre o papel da inteligência artificial no varejo farma - Fernando Mattoso Lemos, do Google Cloud Consulting, reflete sobre o papel da inteligência artificial no varejo farma
-
Gabriel Ribeiro e Ayecha Karina difundiram a nova plataforma de IA da Voái com foco em farmácias - Gabriel Ribeiro e Ayecha Karina difundiram a nova plataforma de IA da Voái com foco em farmácias
-
Guillermo Winocur, Flávia Caldeira, Laura Nardelli e Thais Coelho reforçam conexões do Grupo O Boticário com o canal farma - Guillermo Winocur, Flávia Caldeira, Laura Nardelli e Thais Coelho reforçam conexões do Grupo O Boticário com o canal farma
-
Jefferson Guedes e Pedro Ernesto, da Senselles, buscam fomentar operações de terceirização na indústria de cosméticos - Jefferson Guedes e Pedro Ernesto, da Senselles, buscam fomentar operações de terceirização na indústria de cosméticos
-
Juliana Lopes, da RD Saúde, prestigiou o estúdio dedicado a entrevistas com gestores do varejo e da indústria - Juliana Lopes, da RD Saúde, prestigiou o estúdio dedicado a entrevistas com gestores do varejo e da indústria
-
Leandro Pereira, Edu Rocha, Jony Sousa e Francisco Rodrigues prontos para a Super Sessão - Leandro Pereira, Edu Rocha, Jony Sousa e Francisco Rodrigues prontos para a Super Sessão
-
Leonardo Celeri e Renan Hervelha lideraram estratégia da Cremer para alavancar a higiene pessoal nos PDVs - Leonardo Celeri e Renan Hervelha lideraram estratégia da Cremer para alavancar a higiene pessoal nos PDVs
-
Lisiane Campos, Wesley Barbosa e Monica Villar, da Piracanjuba - foco na marca de suplementos Emana - Lisiane Campos, Wesley Barbosa e Monica Villar, da Piracanjuba – foco na marca de suplementos Emana
-
Palestra debate as estratégias de prevenção de perdas - Palestra debate as estratégias de prevenção de perdas
-
Paulo de Tasso (Farmácia Permanente) e Marcilio Pousada (RD Saúde) prestigiando a Super Sessão - Paulo de Tasso (Farmácia Permanente) e Marcilio Pousada (RD Saúde) prestigiando a Super Sessão
-
RD Saúde - Ativações das redes fazem sucesso no evento - RD Saúde – Ativações das redes fazem sucesso no evento
-
RD Saúde e Pague Menos - Eugenio De Zagottis, Jonas Marques e Marcelo De Zagottis - RD Saúde e Pague Menos – Eugenio De Zagottis, Jonas Marques e Marcelo De Zagottis
-
Roberto Yunes, da BHS, de olho na adequação das farmácias à logística reversa - Roberto Yunes, da BHS, de olho na adequação das farmácias à logística reversa
-
Rodrigo Hilbert apresenta as estratégias da Linha Emana para o varejo farma - Rodrigo Hilbert apresenta as estratégias da Linha Emana para o varejo farma
-
Santa Lúcia - Ativações das redes fazem sucesso no evento - Santa Lúcia – Ativações das redes fazem sucesso no evento
-
Stephanie Kromer expôs soluções de IA da Falconi para gestão no varejo - Stephanie Kromer expôs soluções de IA da Falconi para gestão no varejo
-
Thais Camargo, da Sorocaps - farmacêutica estreante na feira - Thais Camargo, da Sorocaps – farmacêutica estreante na feira
-
Wesley Barbosa, Rodrigo Hilbert e Bianca Cabral - Grupo Piracanjuba apresenta lançamentos da linha de suplementos Emana - Wesley Barbosa, Rodrigo Hilbert e Bianca Cabral – Grupo Piracanjuba apresenta lançamentos da linha de suplementos Emana