Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácias dos EUA vão vacinar 100 milhões ainda em 2021

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácias dos EUA vão vacinar 100 milhões de pessoas contra Covid-19 ainda em 2021Enquanto o Brasil pena para imunizar 6 milhões de pessoas contra a Covid-19, ou seja 3% da população, os Estados Unidos caminham para ultrapassar a marca de 50 milhões – com um apoio exemplar do varejo farmacêutico local.

O governo de Joe Biden, por meio do Programa Federal de Farmácias para vacinação contra a Covid-19, firmou uma parceria público-privada com 21 redes, drogarias independentes e farmácias de supermercado do país, que representam mais de 40 mil lojas. A Associação Nacional de Redes de Farmácias (NACDS) informou que o setor pode garantir a imunização de 100 milhões de pessoas em 30 dias, assim que o suprimento estiver disponível. Esse, inclusive, é o número que o presidente dos Estados Unidos traçou como meta em até 100 dias.

A expectativa é que, ainda neste mês de março, a iniciativa privada finalize a aplicação de 1 milhão de doses que receberam em um primeiro momento.

Como funciona?

Nesta primeira fase do programa, cerca de 6.500 farmácias selecionadas em todo o país já estão administrando as vacinas sem nenhum custo em grupos prioritários, formados por idosos, profissionais de saúde e pessoas mais vulneráveis ​​devido a comorbidades. Entre os parceiros do programa estão redes de farmácias como a Walgreens (incluindo a Duane Reade), CVS Health, Walmart, Rite Aid, Kroger, Publix e Hy-Vee.

Tanto a distribuição das doses pelo governo como a imunização são gratuitas. Quando a imunização se estender para os demais públicos, o governo Biden e as farmácias deverão negociar uma espécie de reembolso, mas com a garantia de gratuidade para a população.

Só o Walmart mobilizou 1 mil unidades da rede Walmart e também do Sam´s Club. A Walgreens e a CVS também têm fornecido a primeira fase de vacinas em instituições de longa permanência. A expectativa é que a cobertura atinja pelo menos 60% das farmácias nos 50 estados norte-americanos, além do Distrito de Columbia, Porto Rico e as Ilhas Virgens.

Brasil em compasso de espera

Já em território nacional… A Abrafarma, que representa as 26 maiores empresas do varejo farmacêutico nacional, aguarda desde dezembro uma resposta para seu plano de imunização. A entidade entregou o projeto ao Ministério da Saúde e aos governos estaduais, no qual prevê o uso de 4.632 lojas com salas de imunização e 6.860 farmacêuticos em todos os estados e no Distrito Federal, sem custo para a União ou para a população.

Pela proposta, o atendimento ocorreria das 9h às 18h, com uma hora de intervalo para almoço e agendamento eletrônico. O plano inclui ainda o uso dos centros de distribuição das redes associadas, presentes em 45 localidades, para facilitar o processo de logística e distribuição das vacinas. “Temos a capacidade de atender até 370.560 pessoas por dia e 2.223.360 por semana. As farmácias estão com sua estrutura preparada”, comenta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

“A quantidade de vacinas disponível ainda é pequena, mas esse gargalo vai ser superado quando os imunizantes entrarem em ritmo de produção, e foco será o gargalo da aplicação. Temos que aplicar 380 milhões de doses. Isso pode exigir mais de um ano, o que pode levar a mais incertezas e impacto econômico”, complementa.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/02/pague-menos-lucra-r-96-milhoes-em-2020-e-reverte-prejuizo/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!