O Novalgina supositório está em falta nas farmácias, segundo levantamento realizado pelo jornal O Globo. De acordo com a reportagem, dez drogarias em São Paulo e no Rio de Janeiro foram acionadas e não possuíam o medicamento para venda.
A Sanofi, fabricante do analgésico, já havia informado, em dezembro de 2021, que passava por um desabastecimento temporário. Na época do informe, a farmacêutica disse que estava “empreendendo todos os esforços” para resolver a questão o “mais rápido possível”. O laboratório ainda não se posicionou sobre o caso.
Qual a indicação do Novalgina supositório?
O Novalgina supositório é usualmente indicado para pacientes (principalmente crianças) que tem dificuldade para engolir comprimidos e líquidos ou que podem vomitar o medicamento.
Seu uso é o mesmo da dipirona monoidratada oral: alívio da febre e dor.
Caso ganhou notoriedade pelas redes sociais
A falta da Novalgina supositório ganhou notoriedade por meio das redes sociais. Bruno Gouveia, vocalista da banda Biquini Cavadão, comentou na internet sobre a dificuldade para encontrar o medicamento para o filho.
Ainda durante o fim de semana, o músico relatou que várias pessoas o ajudaram a conseguir o remédio. Apesar disso, não relatou se comprou em alguma farmácia ou se recebeu doações.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico